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Como garantir a segurança em aplicativos de mensagens

Joanna Magalhães
27 de agosto de 2024

A segurança dos dados em aplicativos de mensagens se tornou uma prioridade para empresas desde 2020 com a adoção de modelos de trabalho híbridos e o home office. 


Afinal, seja através de aplicativos de mensagens pessoais, como WhatsApp, ou sistemas próprios para empresas, como o Teams, aplicativos de mensagens passaram a fazer parte do dia a dia das organizações pela falta de contato físico entre os colaboradores, facilitando a comunicação interna e, consequentemente, a passagem de dados e informações. 


No artigo de hoje, vamos falar sobre como garantir a segurança em aplicativos de mensagens e os perigos para empresas.

Por que é importante para empresas proteger aplicativos de mensagem?


Como aplicativos de mensagens como Teams, Slack e até WhatsApp são usados amplamente por empresas para ser realizada sua comunicação interna, é possível encontrar muitas informações confidenciais que são trocadas diariamente entre colaboradores.


A troca dessas informações - por mais que sejam de cunho sensíveis, como documentos, contratos e informações de produtos – entre colaboradores é necessária dentro do dia a dia para a realização de tarefas, planejamentos e atividades operacionais e comerciais. Por conta disso, não é possível que a troca dessas informações seja pausada, tornando aplicativos de mensagens um alvo para ciber criminosos.

 

Além disso, como esses aplicativos costumam estar instalados tanto em computadores quantos em celulares, as possibilidades de ataques como phishing e malwares aumenta. Isso acontece porque não utilizamos dispositivos mobile somente para dentro do contexto corporativo, mas também para nosso uso pessoal e costuma ter menos defesas que computadores dados pela empresa, aplicativos de mensagens se tornam mais propensos a ameaças.

Como usamos o mesmo dispositivo para acessar aplicativos pessoais, como e-mails pessoais, aplicativos de jogos e etc, abrimos mais portas para ameaças e ataques de engenharia social. Com isso em mente, é necessário pensar na proteção tanto das mensagens quanto do acesso ao aplicativo de mensagem corporativo. 

Principais ameaças para dispositivos de mensagens


Como falamos anteriormente, o uso de aplicativos de mensagens no meio corporativo aumentou de forma gritante durante os últimos anos pela decorrente do afastamento físico dos colaboradores, mas o que isso afetou para a segurança dos dados das empresas e para as equipes que cuidam disso?



Principais ameaças para dispositivos de mensagens



  1. Phishing: Tentativas de obter informações confidenciais (como senhas e números de cartão de crédito) se passando por uma entidade confiável em comunicações eletrônicas.
  2. Malware: Software malicioso que pode infectar dispositivos e roubar informações, monitorar atividades ou causar danos. Isso inclui vírus, trojans, spyware e ransomware.
  3. Spyware: Programas que monitoram e registram as atividades do usuário sem o seu consentimento, muitas vezes usados para roubo de informações pessoais e comerciais.
  4. Vulnerabilidades de Software: Falhas em sistemas operacionais ou aplicativos que podem ser exploradas por hackers para obter acesso não autorizado ou comprometer o dispositivo.
  5. Ataques de Engenharia Social: Técnicas que manipulam as pessoas para que elas revelem informações confidenciais ou realizem ações que comprometam a segurança do dispositivo.
  6. Intercepção de Mensagens: Mensagens de texto e e-mails podem ser interceptados durante a transmissão, especialmente se não forem criptografados.
  7. Apps Maliciosos: Aplicativos que parecem legítimos, mas contêm malware ou outros tipos de ameaças, muitas vezes distribuídos através de lojas de aplicativos não oficiais.
  8. Roubo e Perda de Dispositivos: Dispositivos perdidos ou roubados podem conceder acesso físico a informações sensíveis, especialmente se não estiverem protegidos por senhas fortes ou criptografia.
  9. Roubo de Identidade: Acesso não autorizado a contas de mensageiros pode levar ao roubo de identidade, onde o atacante pode se passar pelo usuário e acessar suas informações pessoais.

Soluções para garantir a segurança em aplicativos de mensagens


Existem diversos modos de evitar ameaças e garantir a segurança de dispositivos de mensagem utilizados dentro do meio corporativo. Alguns exemplos são:


A criptografia pode ser utilizada tanto com o objetivo de proteger os dados que ficam em trânsito pela rede entre aplicativos, utilizando de HTTPS/TLS. Além disso, ela é útil para proteja os dados armazenados no dispositivo, também conhecidos como dados em repouso.


  • Autenticação e Autorização:

Sistemas de autenticação podem surgir de vários modos, como: a autenticação Multifator (MFA) que se baseia ou implementar autenticação multifator para aumentar a segurança do login. Ou a autenticação via biométrica, que utiliza de biometria (impressão digital, reconhecimento facial) para autenticar usuários.

 

  • Segurança do Ambiente de Execução:

Soluções baseadas em hardening do Sistema Operacional garantem o uso versões do sistema operacional móveis que tenham recursos de segurança aprimorados. Além disso, o uso de ambientes de sandboxing que possibilitam a execute aplicativos em ambientes isolados ajudam a limitar o impacto de uma possível violação.


  • Gestão de Aplicações Móveis (MAM) e Gestão de Dispositivos Móveis (MDM):

Aplicativos de MAM e MDM são soluções focadas na proteção de dispositivos mobile. O MAM foca no gerenciamento e proteção de aplicativos e dados corporativos em dispositivos móveis. Já o MDM funciona a base de aplicação de políticas de segurança, como a exigência de senhas fortes e a capacidade de apagar remotamente dados de dispositivos perdidos ou roubados.


  • Monitoramento e Detecção de Ameaças:

A implementação de soluções com foco no monitoramento de sistemas com foco na detecção de intrusão para monitorar atividades suspeitas e análise do comportamento de colaboradores, permite mapear e encontrar possíveis ameaças com antecedência.


Assegure-se que as APIs usadas pelo aplicativo de comunicação usado sejam protegidas com autenticação e autorização adequadas. Além disso, implemente limitação de taxa para prevenir abusos de API e controles de acesso para limitar quem pode acessar os dados.


  • Treinamento de Desenvolvimento Seguro:

Fornecer treinamento contínuo para desenvolvedores sobre práticas de codificação segura.

Conclusão


Como vimos nesse artigo, com a adesão de aplicativos de mensagem para comunicação corporativa, essas ferramentas se tornaram um fator importante no dia a dia de corporações para facilitar a comunicação interna.


Porém, ao observar a grande quantidade de dados e informações que são trocados através de aplicativos de mensagens, mostrou que tornava essas ferramentas um alvo para cibercriminosos com interesse em roubo de dados e acessos. Com isso, a criação de uma estratégia de segurança voltada para aplicativos de mensagens se tornou necessária para evitar vazamentos de dados e roubos de identidades. 


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