Skip to main content

As empresas por meio do uso da nuvem, de dados, dispositivos e serviços fora da infraestrutura tradicional, buscam acelerar seu crescimento para conseguir acompanhar as mudanças que a transformação digital está trazendo, como a adoção do trabalho remoto que fez com que o número de ambientes e aplicações na nuvem crescessem rapidamente.

Priorizar a segurança digital não é mais só uma opção, mas sim uma necessidade. A transformação digital está acelerando ainda mais as empresas a adotarem o conceito de SASE, mas do que se trata esse conceito?

Durante todo esse artigo, vamos entender um pouco mais sobre o conceito SASE, como funciona e quais vantagens para sua empresa ao adotar essa arquitetura. 

Entenda o conceito SASE

Gartner define SASE (Secure Access Service Edge)  como: “Um conjunto de recursos fornecidos como um serviço baseado na identidade da entidade, contexto em tempo real, segurança corporativa / políticas de conformidade e avaliação contínua de risco / confiança durante as sessões. As identidades de cada entidade podem ser associadas a pessoas, grupos de pessoas (filiais), dispositivos, aplicativos, serviços, sistemas IoT ou locais de computação de ponta. ”

SASE (Secure Access Service Edge) não se trata de um produto, mas sim de um modelo emergente de arquitetura de proteção. Que permite por meio de um único sistema de gerenciamento, que os recursos de segurança da rede e das aplicações convirjam em um serviço unificado e nativo da nuvem.

Por se tratar de uma arquitetura de segurança, o SASE permite que usuários e dispositivos tenham acesso seguro à nuvem e seus aplicativos, dados e serviços, de qualquer lugar e a qualquer momento.

Segundo Gartner, “o perímetro da empresa não é mais um local; é um conjunto de recursos dinâmicos de ponta fornecidos quando necessário, como um serviço da nuvem. ”

SASE veio para ajudar as empresas a reformular e organizar seu modelo atual de segurança e conectividade.

Como SASE funciona?

Através de uma única arquitetura centrada na nuvem, SASE permite a conexão remota com pessoas, dispositivos, aplicativos, serviços, filiais, sistemas IoT e computação de ponta local. Desse modo, a segurança também é melhorada, uma vez que os controles de acesso tem a possibilidade de serem definidos de acordo com as funções dos usuários e dispositivos, permitindo avaliar continuamente o risco e a conformidade em tempo real durante toda a sessão conectada.

SASE por ser uma modelo de arquitetura escalável, é perfeito para empresas que estão e mantêm um ritmo constante de crescimento.

Quais são os componentes de segurança de SASE?

De acordo com o Gartner, SASE possui quatro recursos principais:

Firewall como Serviço: um firewall de última geração baseado em nuvem é uma solução escalável que permite às empresas eliminar os desafios de soluções legadas baseadas em dispositivos;

Secure Web Gateway (SWG): garante acesso seguro à internet para aplicativos e recursos da web, usando soluções de prevenção de ameaças unificadas, como controle de aplicativos, filtragem de URL, antivírus, IPS, anti-bot e prevenção de ataques de dia zero;

Zero Trust Network Access (ZTNA):  substitui as soluções tradicionais de acesso remoto como a VPN. O SASE dispensa o backhaul do tráfego, que faz a ligação entre redes e sub-redes, melhorando a experiência do usuário;

Cloud Access Security Broker (CASB): oferece segurança de conteúdo baseada em API para acesso seguro a aplicativos SaaS, como Office 365, usando um CASB.

Componentes de rede do SASE

Mais do que um produto, Gartner descreve o SASE como uma estrutura de segurança composta por três componentes principais:

SD-WAN: SD-WAN é considerado na prática, o componente principal responsável por otimizar o acesso ao data center da empresa, à internet e aos aplicativos que estão na nuvem, encontrando o caminho e o circuito ideais usando tecnologias WAN definidas por software, além de melhorar a experiência do usuário por meio de recursos como roteamento, otimização de latência e seleção de caminho dinâmico;

Segurança da Nuvem: composta por um conjunto de aplicações e tecnologias, sua função é implementar políticas de usuários, aplicações e dados, e fornecer segurança contra todo tipo de ameaça. Através da segurança da nuvem, é possível realizar um gerenciamento eficiente da segurança, estendendo o controle realizado para todos os dispositivos e usuários remotos, a qualquer momento e lugar;


Acesso à Rede  Zero Trust:
as soluções ZTNA  (ZeroTrust Network Architeture) reforçam a política de zero trust de uma organização. Os usuários que tentam se conectar aos aplicativos de uma organização só recebem permissão para fazê-lo se tiverem acesso para realizar suas tarefas.

 Por que sua empresa deve adotar SASE?

A nuvem está ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas para a execução de aplicações e outros serviços, além do armazenamento de dados que já conhecemos.

Os principais fatores que você deve levar em consideração para adotar o modelo de arquitetura SASE em sua empresa são:

Conceito de Disponibilidade: recursos organizacionais estarão disponíveis sem a obrigatoriedade de grande investimento na duplicidade de soluções para criar redundância idêntica ao ambiente de produção, garantindo a disponibilidade destes recursos;

Conceito On Demand: soluções ajustáveis e personalizáveis de acordo com a demanda do seu negócio e empresa.

Conceito de Flexibilidade: sem grandes dificuldades, o negócio é capaz de aumentar e diminuir seus recursos de acordo com a sua necessidade.

Esses três conceitos são importantes quando analisamos negócios que podem necessitar de uma infraestrutura grande, além de um time de TI especializado que garanta a segurança e conectividade, o que elevaria os custos de toda a arquitetura.

Vantagens da Arquitetura SASE

A adoção de uma estrutura SASE traz grandes vantagens às empresas. Com a transformação digital acontecendo e avançando cada dia mais, empresas passam a investir em novas tecnologias e soluções de segurança, como investir na arquitetura SASE que contribui para otimizar as rotinas de TI e ainda melhora a experiência do usuário

Confira os principais benefícios que a arquitetura SASE oferece para o seu negócio:

Complexidade reduzida: vários recursos de segurança podem ser combinados, incluindo FWaaS de filial, Secure Web Gateway, ZTNA, CASB e recursos avançados de prevenção de ameaças..

Flexibilidade: SASE é independente de plataforma, permitindo que a infraestrutura de segurança seja muito mais flexível;

Redução de Custos: a consolidação de serviços de segurança
garante mais eficiência na gestão de TI, já que não há necessidade de vários consoles de gerenciamento distintos;

Melhor Desempenho: os usuários terão uma experiência mais fluida em diversas tarefas, como na conexão com aplicativos SaaS em nuvem e conferência na web, por exemplo;

Segurança Aprimorada: conectar-se diretamente à internet e aos aplicativos em nuvem diminui a latência da rede, mas traz um risco de segurança adicional. Os serviços de segurança em nuvem com prevenção avançada contra ameaças, como sandboxing e tecnologias de CDR, eliminam essas lacunas de segurança.

Otimização de Cenário: O Network As A Service deve, preferencialmente, vir de um mesmo fornecedor, consolidando suas soluções para que os custos e a complexidade do cenário sejam reduzidos. Essa otimização também engloba a latência das comunicações e outros fatores cruciais como a sobrecarga operacional da organização e a necessidade constante de aquisição de novas soluções tecnológicas para acompanhar a evolução das ameaças ou o crescimento da organização;

Política Centralizada: o gerenciamento é centralizado e baseado em nuvem com aplicação distribuída, o que permite tomadas de decisões estratégicas e pontuais, como para uma filial da organização por exemplo, não mais exigindo que uma política seja imposta a todo recurso ou grupo de acesso.


Proteja a nuvem, aplicativos privados e a web contra ameaças e obtenha visibilidade de dados em tempo real ao acessar esses serviços, capacitando sua organização na jornada de transformação digital

Para maiores informações sobre o tema consulte um de nossos especialistas