Skip to main content

Entenda como essa abordagem pode gerar economia a longo prazo e entregar um desempenho superior para aplicações cloud.

 

Você já ouviu falar sobre o termo SD-WAN? Ele refere-se ao conceito de software-defined WAN (wide area network), ou seja, uma rede de longa distância definida por software. Trata-se de uma abordagem que vem para otimizar redes que conectam múltiplos computadores e máquinas em diferentes localidades, otimizando a performance da conexão e a qualidade de entrega de aplicações na nuvem para os usuários finais.

As redes WAN sempre foram cruciais para conectar, por exemplo, filiais de uma multinacional, agências de uma instituição bancária ou diferentes lojas de uma rede de varejo. Porém, seu gerenciamento sempre foi caro e complexo para as equipes de TI. As coisas só pioraram com a rápida transformação digital que as empresas sofreram em 2020, sendo obrigadas a adotar infraestruturas (IaaS) e softwares na nuvem (SaaS).

Eis que surge a SD-WAN, que virtualiza todas as conexões WAN e centraliza seu gerenciamento em um só lugar. Esse tipo de rede roteia o tráfego pelo caminho mais apropriado para garantir a entrega de qualquer aplicação ao usuário, esteja ela em um data center ou na nuvem, diferentemente das redes tradicionais que só trabalham por MPLS (Multiprotocol Label Switching). Até mesmo banda larga e LTE podem ser usados!

Esses benefícios são importantes sobretudo em tempos de home office — na prática, a SD-WAN facilita a conexão de trabalhadores remotos às redes corporativas com o mínimo de latência possível. Todos os colaboradores passam a ter uma experiência uniforme com os softwares na nuvem críticos para o core business da empresa, incluindo serviços de email, videoconferência e produtividade.

Para garantir a segurança dos dados que trafegam nessa rede, a Fortinet, fornecedora líder de SD-WAN e infraestrutura de borda, oferece o Secure SD-WAN, uma solução de proteção integrada que lhe permite inspecionar o tráfego e identificar ameaças ou comportamentos anormais. Ele integra-se facilmente a outras soluções como firewalls de última geração (NGFW) e VPNs.

O resultado de tudo isso é um excelente ROI (return over investment), com um custo total de posse muito menor, maior visibilidade da rede, desempenho superior (o que resulta em um aumento na produtividade das equipes) e altíssima escalabilidade (com soluções adequando-se à estratégias de múltiplas nuvens). Depois de conhecer todas essas vantagens, você está finalmente convencido de que as redes SD-WAN são o futuro?

E, finalizando, segue uma lista com alguns dos principais fabricantes do mercado que apresentam em suas soluções um ou mais de um destes conceitos em seus produtos de Network Security:

Para maiores informações sobre o tema consulte um de nossos especialistas