Skip to main content

Já falamos muito aqui no blog sobre a Arquitetura SASE e seus benefícios para uma organização. Essa é uma abordagem que permite que os usuários tenham acesso seguro a aplicativos na nuvem, acessando dados e serviços de qualquer lugar. Em um mundo no qual a maioria dos colaboradores estão trabalhando remotamente, essa tecnologia se faz essencial. Mas como o SD-WAN, solução que roteia o tráfego de rede e conecta usuários remotos a filiais, se encaixa nessa arquitetura?

Garantir a conexão dos usuários de forma segura é uma das maiores preocupações das empresas atualmente. E é através da junção de SD-WAN e SASE que pode-se atingir esse objetivo. No artigo de hoje, vamos falar mais sobre a tecnologia SD-WAN e explicar a relação dela com a arquitetura SASE, além de mostrar os benefícios das duas soluções para a segurança da informação. Continue a leitura!

Você vai ler sobre:

O que é SD-WAN?

O termo Software Defined WAN (wide area network) é uma rede de longa distância definida por software. Ou seja, é uma abordagem que vem para otimizar redes que conectam múltiplos computadores e máquinas em diferentes localidades, melhorando a performance da conexão e a qualidade de entrega de aplicações na nuvem para os usuários finais.

Com a transformação digital e a pandemia de Covid-19, as empresas foram obrigadas a adotar infraestruturas como serviço (IaaS) e softwares na nuvem (SaaS). Nesse contexto, SD-WAN surge como uma opção que virtualiza as conexões WAN e centraliza o gerenciamento em um só lugar. Então, é um tipo de rede que direciona o tráfego pelo caminho mais adequado, garantindo a entrega ao usuário final. 

Sendo assim, o SD-WAN facilita a conexão de trabalhadores remotos às redes corporativas com o mínimo de latência possível. Vejas outras vantagens dessa solução:

  • Melhora o desempenho e traz maior agilidade;
  • Otimiza a experiência do usuário e oferece eficiência para as aplicações em nuvem;
  • Simplifica as operações com automação e gerenciamento baseado em nuvem;
  • Reduz os custos.

SD-WAN e a Arquitetura SASE

Podemos entender que SD-WAN é uma evolução das redes que possibilita a criação de rede baseada em software. Sendo assim, saímos de um mundo no qual as redes eram cabos conectados e o local que o cabo era conectado determina em qual rede a pessoa ia participar. E agora podemos, através das configurações de softwares, direcionar um tráfego ou usuário para a rede que desejamos. 

Isso faz com que seja possível trabalhar contingência, melhor eficiência e aproveitar o link que estiver mais rápido. Essa evolução deixou as redes muito versáteis em termos de possibilidades, de caminhos a serem percorridos, de caminhos mais curtos para chegar a um destino e isso permite performance e estabilidade.

Já o SASE (Secure Access Service Edge) é uma proposta de arquitetura que reúne uma série de tecnologias usando a nuvem como ponto principal. Então, o objetivo é convergir uma série de tecnologias de rede e uma série de tecnologias de segurança, para que todas essas tecnologias usem a nuvem como ponto central, direcionando a rede para fazer a segurança em único local. 

Então, a relação entre essas soluções se dá pois o SD-WAN é uma maneira muito simples de direcionar o tráfego para a nuvem, onde as tecnologias de segurança vão fazer a inspeção desse tráfego. Ou seja, através do SD-WAN podemos direcionar o tráfego de uma determinada rede para a nuvem e lá fazer as inspeções de DLP (Data Loss Prevention), de CASB (Cloud Access Security Broker) e outras tantas inspeções da arquitetura SASE. 

Basicamente, SASE é uma proposta de um desenho de rede que envolve duas grandes disciplinas: rede e segurança. E SD-WAN é uma das tecnologias da disciplina rede. E embora tenham propósitos divergentes, o SASE e o SD-WAN são complementares para alcançar um objetivo: garantir a conexão segura dos usuários. 

Os benefícios para a segurança da informação

Com a aplicação de SD-WAN e a implementação da arquitetura SASE, o seu time de Tecnologia da Informação consegue monitorar, gerenciar e proteger melhor o fluxo de tráfego em toda a rede. Além disso, o SASE permite a integração entre CASB, SWG (Secure Web Gatway) e Zero Trust Network Access (ZTNA), com isso é possível ter uma visão única da segurança na nuvem, diminuindo a vulnerabilidade da sua organização. 

 A arquitetura SASE garante facilidade de gerenciamento e proteção abrangente, não apenas no site principal, mas também onde as empresas já estão roteando o trajeto de filiais através do SD-WAN. Dessa forma, as equipes de TI podem implementar uma série de recursos de detecção de ameaças e dados com maior visibilidade e controle da rede. As plataformas que podem trabalhar harmoniosamente com qualquer SD-WAN são mais capazes de explorar o verdadeiro potencial do SASE.

Dessa forma, podemos entender melhor como o SD-WAN se encaixa na arquitetura SASE. E também como essas soluções combinadas podem trazer diversos benefícios para a sua empresa. No mundo atual, no qual todos os dados e informações estão armazenados na nuvem, é preciso contar com combinações como essa para garantir a maior proteção possível para a sua empresa. Conte com a Contacta para ajudar a sua empresa a montar a estratégia de segurança ideal para a sua organização. Fale com um de nossos especialistas!