Skip to main content

Sabemos que a computação em nuvem deixou as empresas mais vulneráveis ao vazamento de dados e às ameaças de hackers externos. Apesar de todos os benefícios que a nuvem oferece, sempre foi necessário garantir uma proteção eficiente nesse ambiente. Foi nesse cenário que surgiu o Cloud Access Security Broker ou o CASB, uma das soluções de SSE, que ajuda na consolidação e integração da segurança na nuvem. 

O CASB fornece visibilidade, conformidade, segurança de dados e proteção contra ameaças. Ele conta com os pilares que a sua empresa precisa para utilizar a computação em nuvem com segurança. No artigo de hoje, iremos explicar o que é essa solução, como funciona, suas vantagens e muito mais! Continue a leitura. 

Você vai ler sobre:

O que é CASB?

A sigla CASB é abreviação de Cloud Access Security Broker, traduzindo, Corretor de Segurança de Acesso à Nuvem. É uma tecnologia, um software, que fica entre a infraestrutura local da organização e a infraestrutura do provedor de nuvem. Ou seja, fica entre os usuários e seu serviço de nuvem, impondo políticas de segurança de acordo com os acessos aos recursos da nuvem. Dessa forma, um CASB é capaz de realizar um controle de segurança mais eficiente para plataformas e serviços que são fornecidos para os usuários por meio da nuvem. 

Com o surgimento da computação em nuvem, houve a necessidade de segurança nesse ambiente, e assim surgiu a solução CASB. Ele é um dos pilares da abordagem SSE (Security Service Edge) e ajuda a organização a ter mais visibilidade do que está acontecendo nas suas implantações de nuvem. Além de proteger os usuários e os dados corporativos confidenciais no ambiente da nuvem.

Diferente dos firewalls, os CASBs fornecem visibilidade profunda e um controle granular do uso da nuvem. Ele é capaz de fornecer informações sobre o uso de aplicativos em nuvem e sobre o uso indevido de identidades. O CASB pode ser instalado tanto localmente quanto na nuvem, fazendo o intermédio de acesso e permitindo que haja mais eficiência nas políticas de segurança e conformidade dos aplicativos. Além disso, é capaz de identificar aplicativos ou usuários de alto risco e outros fatores de risco para a organização.

O CASB conta com funcionalidades que permitem impor uma série de controles de acesso de segurança, como a criptografia. É uma solução útil para operações de Shadow IT ou para organizações que contam com políticas de seguranças liberais, nas quais as unidades operacionais gerenciam seus próprios recursos de nuvem. E esse software também coleta dados importantes para a estratégia de segurança da empresa. 

Pilares da solução

Os CASBs possuem quatro pilares que mantêm os serviços em nuvem seguros. Esses pilares são pontos principais para o funcionamento da solução. Confira quais são:  

Visibilidade

Um dos problemas da nuvem é a falta de visibilidade, a equipe de TI não conseguir ter visão da atividade nesse ambiente. Mas, a solução CASB possui esse pilar, fornecendo uma visibilidade abrangente do uso de aplicações em nuvem. Ela permite um gerenciamento de controle mais claro, ajudando as organizações a proteger seus dados e bloqueando ou permitindo acesso de acordo com as regras estabelecidas. A visibilidade de CASB oferece a organização um controle mais granular sobre seus ambientes em nuvem, com níveis de acesso de acordo com o dispositivo, o usuário, sua função e localização.

Conformidade

Apesar da computação em nuvem facilitar o armazenamento de dados e aplicações, ainda é dever da empresa garantir a conformidade em torno da segurança de suas informações. O CASB tem a conformidade com um dos seus pilares e atua garantindo o cumprimento das medidas e regulamentações de segurança e privacidade de dados. A solução possui requisitos rigorosos e está em constante evolução de regulamentos de dados, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR),  a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outros. Devido a esse pilar, a organização pode identificar riscos de conformidade e entender o que precisa ser feito para evitá-los.

Segurança de dados

Além da conformidade, a segurança de dados também é um dos pilares da solução CASB. Por meio de mecanismos de detecção de Data Loss Prevention (DLP), o CASB identifica possíveis falhas e torna os acessos cada vez mais seguros. As empresas podem combinar a aplicação CASB com sua ferramenta DLP para ter visibilidade dos dados confidenciais que estão na nuvem. Dessa forma, é possível monitorar o acesso às informações confidenciais, independentemente de onde elas estejam. Através do CASB a organização tem controle de acesso, controle de colaboração, conta com ferramentas de DLP, criptografia e pode minimizar a perda de dados confidenciais. 

Proteção Contra Ameaças

O usuário é o ponto mais vulnerável da sua organização, ele pode tentar compartilhar arquivos corrompidos,  fazer download de arquivos danificados, etc. Além disso, as ameaças de hackers externos estão cada vez mais maiores. Nesse sentido, as empresas devem ser capazes de detectar e prevenir comportamentos suspeitos. E a solução CASB possui recursos que detectam ameaças internas e contas comprometidas, e também ameaças em potencial ou tentativas de extrair dados da nuvem. É uma fiscalização feita em tempo real e que observa todo tipo de movimentação que pode comprometer a segurança dos dados. Além de atuar para bloquear tentativas de acessos não autorizadas e para prevenir falhas de segurança causadas pelo usuário.

Vantagens da solução CASB

  • Controle dos aplicativos em nuvem: 

A solução CASB ajuda a empresa a entender quais usuários estão acessando quais aplicativos, a localização deles e o dispositivo que estão utilizando. Isso porque, ela oferece visibilidade sobre o ambiente de nuvem da empresa. Dessa forma, o CASB pode avaliar o nível de risco das aplicações e serviços em nuvem e controlar os acessos e permissões. 

  • Defesa contra ameaças na nuvem: 

O CASB ajuda as empresas a monitorarem as atividades suspeitas e conta com ferramentas que utilizam tecnologia anti-malware e sandbox para analisar e bloquear potenciais ameaças na nuvem. A solução permite que as organizações entendam o comportamento e as características das ameaças à nuvem e saiba como agir. E como os ataques à nuvem tem aumentando consideravelmente, contar com isso é imprescindível. 

  • Proteção de dados confidenciais:

Através da definição de políticas, o CASB pode garantir que apenas os usuários autorizados tenham permissões para acessar alguns dados. Além de detectar e remover o compartilhamento de dados confidenciais feitos fora da rede da empresa. A solução CASB evita o carregamento de dados sigilosos, protege os dados na nuvem e também permite a criptografia de dados. Tudo isso é necessário para que os dados estejam protegidos.

  • Garantia da conformidade com a nuvem:

A regulamentação de dados ficou mais rigorosa com a LGPD e é dever das empresas garantir a segurança de seus dados e aplicações em nuvem. Nesse sentido, a solução CASB é indispensável, pois fornece recursos de relatório e de criação e aplicação de políticas para cumprir as exigências estabelecidas por lei. Garantir a conformidade com a nuvem é fundamental, pois a LGPD também estabelece multas para as empresas que não estão adequadas à lei. 

O CASB possui diversos benefícios e vantagens para as organizações que utilizam a computação em nuvem. É uma solução necessária para lidar com a quantidade de ameaças à segurança da informação que existem atualmente. Além das principais vantagens já citadas, o CASB também ajuda a:

  • avaliar serviços que estão em uso e quais riscos eles apresentam para a segurança;
  • decidir de forma mais clara quais serviços de segurança são os mais recomendados atendendendo às necessidades de conformidade da empresa;
  • apontar usos indevidos internos que possam comprometer o sistema e a segurança dos dados;
  • evitar roubos de credenciais ;
  • identificar vulnerabilidades do sistema e aplicativos;
  • criar diferenciações em níveis de acesso e funcionalidades.

Por que CASB melhora a segurança na nuvem? 

A computação em nuvem trouxe diversas possibilidades para as organizações, permitindo que os dados e aplicações da organização estejam acessíveis a qualquer momento e em qualquer lugar. Porém, com essa dissolução do perímetro de segurança, ficou mais difícil ter controle e proteger essas informações. Dessa forma, a equipe de TI não consegue ter controle sobre o uso dos aplicativos e plataformas em nuvem. 

Nesse sentido, o CASB se apresenta como a melhor solução. Isso porque ele fornece a visibilidade sobre o uso da nuvem e garante que o tráfego entre os dispositivos e a nuvem cumpra as políticas de segurança estabelecidas pela a sua empresa. O CASB conta com um processo de descoberta automática, capaz de identificar os aplicativos em nuvem que estão sendo usados e mostrar quais apresentam um risco para a organização. 

Então, o CASB permite que a sua empresa controle e visualize as possíveis ameaças em seus ambientes de nuvem. E por isso, garante que a organização atenda aos requisitos de segurança corporativa e melhore a segurança na nuvem. A solução CASB conta com ferramentas de controles de acesso, de relatórios de conformidade e outras tecnologias para proteger os dados e os usuários, garantindo a segurança da informação da sua empresa.

Como implantar a solução CASB?

A implantação do CASB depende da arquitetura escolhida pelos especialistas de TI da sua empresa. Deve-se observar qual o alcance dela, os tipos de serviços que serão aplicados e como eles irão funcionar. Por isso, existem quatro modos de implantação do CASB, confira:

  • APIs: Esse modo oferece maior visibilidade das atividades relacionadas aos usuários e também permite verificação mais profunda sobre privilégios de acesso, compartilhamento de arquivos e configurações de segurança. Geralmente é oferecido pelo próprio provedor da nuvem.
  • Coleta de Logs: Esse método recolhe os dados obtidos sobre as atividades dos usuários, capturando informações relevantes sobre segurança, como dados de firewall e web gateways. Porém, ele não permite a análise das informações sobre as atividades dos usuários.
  • Proxy Forward: Esse tipo pode funcionar com a presença de um web gateway já existente ou com um agente de endpoint implantado para o uso do CASB. Ele é capaz de rotear o tráfego de nuvem por meio do proxy.
  • Proxy Reverso: Nesse modo, o CASB atua como um proxy central de todo o tráfego local para um servidor de nuvem específico. O tráfego é roteado com o proxy após e destinado à nuvem, através do gerenciamento de identidades.

É necessário buscar formas eficientes de proteger as suas informações e aplicações na nuvem. O CASB é uma delas. No artigo de hoje, vimos como essa solução pode ajudar nesse ponto, as vantagens que ela oferece e até como implementá-la. Agora você sabe tudo que precisa para adotar CASB na sua empresa e além disso, pode contar com o time de especialistas da Contacta para te ajudar a criar a melhor estratégia de implantação da solução!