Skip to main content

O aumento do tráfego criptografado e o uso generalizado de aplicações baseadas em nuvem, fez com que o time de TI da empresa perdesse o controle dos dados fora de seu perímetro, além de enfrentar custos e complexidade crescentes com uma experiência de usuário imprevisível.

Você sabe o que é um SWG? Se não sabe, te explicamos agora mesmo.

Secure Web Gateway, conhecido mais por sua sigla, SWG, trata-se de uma camada que fica entre o usuário e a internet, cujo o seu papel é liberar ou bloquear a conexão com determinados sites e aplicativos.

Até aqui tudo certo? Então, vem com a gente e descubra o que faz SWG ser tão importante, quais são seus recursos, benefícios e porque investir nessa solução agrega tanto a segurança da informação do seu negócio.

Por que o SWG é importante?

SWG (Secure Web Gateway) são cada vez mais comuns de acordo com que os ataques cibercriminosos ficam mais sofisticas e incorporados a vetores de ameaças em sites aparentemente profissionais e bastante convincentes, mas que na verdade não passam de sites falsos que podem comprometer a empresa à medida que os usuários os acessam, liberando um código malicioso e acesso não autorizado em segundo plano, sem que  o usuário tenha conhecimento do usuário.

 

Em alguns casos o usuário pode se sentir tão seguro a ponto de inserir dados do cartão de crédito e informações de identificação pessoal.

O SWG pode impedir que os dados fluam para fora da empresa, garantindo que dados restritos sejam bloqueados para deixar a empresa.

SWG é um componente do núcleo da Arquitetura SASE, que é definida pelo Gartner como: “Um conjunto de recursos fornecidos como um serviço baseado na identidade da entidade, contexto em tempo real, segurança corporativa / políticas de conformidade e avaliação contínua de risco / confiança durante as sessões. As identidades de cada entidade podem ser associadas a pessoas, grupos de pessoas (filiais), dispositivos, aplicativos, serviços, sistemas IoT ou locais de computação de ponta. ” 

Alguns dos recursos do SWG

Secure Web Gateway fornece controles e recursos adicionais que aumentam a segurança da rede.

Análise de tráfego criptografada: compara todo o tráfego com listas de ameaças locais e globais e fontes de reputação primeiro, em seguida analisa a origem do próprio tráfego para determinar se algum conteúdo ou código representa uma ameaça à rede;

Prevenção de perda de dados: documentos são primeiro digitalizados para dados confidenciais antes de serem carregados no site, isso vale para site da Web que aceita documentos ou dados carregados;

Proteção de mídia social: todas as informações que vêm das mídias sociais e que vão para as mídias sociais devem são verificadas e filtradas;

Suporte para todos os protocolos: protocolos de internet como HTTP, HTTPS e FTP são suportados, isso porque muitos sites ainda oferecem suporte e conexões HTTP e FTP, embora o HTTPS seja o padrão atual;

Integração com soluções contra ataque zero day: ameaças são descobertas e a integração com soluções anti-malware pode detectar ameaças zero day oferecendo uma melhor prevenção e correção;

 

Integração com monitoramento de segurança: administradores de segurança são notificados sobre quaisquer problemas de SWG através solução de monitoramento que a empresa utiliza;

 

Escolha do local: SWG permite que a empresa decida onde ele se encaixa melhor, na borda, nos terminais ou na nuvem

 Por que investir em Secure Web Gateway?

Estamos em constante exposição a inúmeros pontos de ameaças através de aplicações na nuvem, sites dos mais variados, redes sociais, buscas e surge uma pergunta:

Quantos sites e aplicativos os seus colaboradores têm acessado diariamente? Estima-se que a cada 10 URLs, uma é maliciosa.

É importante para a empresa estabelecer uma camada de filtro entre os seus colaboradores e os sites e aplicativos acessados por eles. O SWG garante o cumprimento das regras de segurança da sua empresa. 

Benefícios do Secure Web Gateway

Controle de acesso: bloqueia o acesso a sites e aplicativos maliciosos e garante o cumprimento de políticas de segurança da sua empresa.

Trabalho remoto: SWG protege colaboradores que estão remotos, garantindo uma navegação segura através dos dispositivos da empresa.

Proteção na web: garante proteção contra ameaças originadas na web com ferramentas avançadas de segurança

Filtragem de URL: filtragem de URL em tempo real para identificar sites potencialmente maliciosos que possam comprometer sua empresa

Cache dinâmico: melhora a velocidade de navegação e a experiência dos colaboradores e usuários com cache para vídeos e conteúdos dinâmicos

Adequação à LGPD: protege os dados e informações da sua empresa, garantindo a conformidade com a LGPD

Impeça ameaças avançadas ocultas em conteúdo dinâmico da web, tenha visibilidade e controle granular do que a sua empresa precisa para lidar com a nuvem.

 

A Contacta oferece soluções de segurança com desempenho incomparável e complexidade reduzida do que você precisa como o núcleo de sua arquitetura SASE.

Para maiores informações sobre o tema consulte um de nossos especialistas