Skip to main content

Com a evolução da tecnologia, as ameaças foram se modificando e expandido de tipo e de escopo. E para acompanhar isso, as novas soluções foram sendo criadas pelos especialistas em segurança. Hoje em dia temos diversas práticas, que possuem focos distintos, mas que muitas vezes trabalham juntas para garantir a segurança do sistema. Entre elas está a Network Security, um dos conjuntos de práticas mais comuns de cibersegurança. 

Nesse artigo, vamos conversar sobre o que é Network Security, quais são as técnicas que compõem ela e seus benefícios. 

Você vai ler sobre: 

O que é Network Security?  

Network Security, ou segurança de rede, é um conjunto de práticas voltas para a implementação de medidas de segurança. O foco é proteger uma rede de computadores e seus dados que são transmitidos por meio dela contra acessos não autorizados, ataques, roubo de dados, danificação ou qualquer outra ameaça potencial. A segurança de rede é essencial para garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados em uma rede. 

Além disso, a segurança de rede está no dia a dia de todos, já que ela começa com processos de autenticação de senha e login onde o sistema pede um segundo fator de autenticação. Isso incluem tokens, senhas enviadas para o celular ou e-mail, confirmar no aplicativo do banco e leitura da digital ou do rosto. Em um segundo nível, começamos a falar dos populares antivírus e firewall. 

Dentro de sua grande game de soluções que fazem parte da Network Security, muitas são desenhadas para cobrir a segurança de uma grande variedade de redes de computador, podendo ser elas redes públicas ou privadas. Além disso, muitas soluções são nativas a nuvem, ou seja, a segurança de rede é parte importante para garantir que empresas que utilizam do trabalho remoto ou híbrido consigam exercer suas atividades de maneira segura. 

Principais práticas de Segurança de Rede 

Uma das principais características da Segurança de Rede é o fato de que ela é um conjunto de várias práticas ou soluções que trabalham para proteger seu acesso à rede. Sendo assim, existem algumas práticas que se destacam: 

  • Firewalls:

Hardware ou software que monitora o tráfego de rede, permitindo ou bloqueando determinadas comunicações com base em um conjunto de regras de segurança. 

  • Antivírus e Antimalware:

Softwares que identificam, bloqueiam e removem vírus, worms, trojans e outros tipos de malware de sistemas e redes. 

  • Sistemas de Detecção e Prevenção de Intrusões (IDS/IPS):

IDS monitoram atividades na rede em busca de comportamentos suspeitos, enquanto IPS agem ativamente para bloquear ameaças identificadas pelo IDS. 

  • Redes Privadas Virtuais (VPNs):

Permitem uma conexão segura entre dispositivos através de redes públicas, criptografando o tráfego para garantir privacidade e segurança. 

  • Criptografia:

Técnica de codificação de dados para proteger informações confidenciais durante a transmissão e armazenamento. 

  • Controle de Acesso e Autenticação:

Sistemas que garantem que apenas usuários autorizados tenham acesso a determinados recursos, muitas vezes usando autenticação de dois fatores (2FA) ou Single Sign-On (SSO).  

  • Filtragem de Aplicativos Web (WAF):

Protegem aplicativos web contra-ataques, filtrando o tráfego HTTP entre o aplicativo e a Internet. 

  • Filtragem de Conteúdo Web e DNS:

Controla o acesso a sites e aplicativos, bloqueando conteúdo malicioso ou inapropriado. 

  • Segurança de E-mail:

Ferramentas que filtram e-mails em busca de phishing, malware e spam, protegendo contra ameaças baseadas em e-mail. 

  • Segurança para Dispositivos IoT: 

Soluções específicas para proteger dispositivos IoT contra exploração e ataques. 

  • Gestão de Identidade e Acesso (IAM): 

Controla e gerencia identidades de usuários e suas permissões de acesso, garantindo que apenas usuários autorizados tenham acesso aos sistemas. 

  • Análise de Comportamento do Usuário (UBA) e Análise de Segurança: 

Monitora o comportamento dos usuários para identificar atividades suspeitas e potenciais ameaças. 

  • Soluções de Backup e Recuperação de Dados: 

Realizam backups regulares e garantem a capacidade de restaurar dados em caso de perda ou ataque cibernético. 

  • Ferramentas de Gerenciamento e Monitoramento de Segurança: 

Plataformas que oferecem visibilidade sobre a segurança da rede, permitindo a detecção de anomalias e resposta a incidentes. 

  • Firewalls de Segurança na Nuvem: 

Oferecem proteção para serviços e dados hospedados na nuvem, garantindo que eles estejam seguros contra ameaças cibernéticas. 

Porque adquirir uma solução de Network Security 

No mundo atual, a internet se tornou parte vital da vida de todos. Nos comunicamos, estudamos, realizamos pesquisas, assinamos documentos e trabalhamos através dela. Todos os dias abrimos nossos computadores para trabalhar e temos acessos a aplicações que podem ser sensíveis. Dito isso, a internet não é um lugar seguro.  

Isso porque, a cada ano que passa, o número de casos de cyber ataques aumenta e o Brasil é um dos países com o maior número de vítimas. Sendo assim, é de suma importante que empresas possuam uma infraestrutura de segurança de rede a proteger a privacidade de seus dados e garantir a prevenção contra esses ataques, que podem incluir, vírus, malware, phishing, DDoS e ransomware 

Além de proteger contra ameaças, soluções de Network Security auxiliam a encontrar falhas na segurança e ajuda a organização a cumprir as regulamentações e padrões de segurança de dados, evitando multas e penalidades associadas ao não cumprimento.  

Outra coisa, é que ao investir em um sistema de segurança, está gerando uma redução de custos ao longo prazo, já que está evitando que perdas financeiras significativas graças a violação de dados financeiros.  

Esse investimento também proporciona uma base sólida para a inovação, permitindo que as organizações explorem novas tecnologias e expandam seus negócios de forma segura, graças a criar ambiente de rede seguro que é criado. 

Conclusão 

Com o aumento do número de ataques cibernéticos e com a evolução da tecnologia, o investimento em uma arquitetura de segurança de Network Security se tornou cada vez mais importante. Além de muitas vezes ser um investimento que possui um retorno considerável, já que permite que os colaboradores da empresa trabalhem sem medo e em segurança. 

No artigo de hoje, além de falar dos benefícios de obter uma solução baseada em Network Security, nos falamos dos tipos de práticas que fazem parte dela e ressaltamos o que cada uma faz. Essas práticas vão se encontrar reunidas em maior ou menor número dentro de soluções e trabalharam juntas para garantir o acesso a uma rede de forma segura. Se tem interesse em conhecer essas soluções, entre em contato com um especialista da Contacta e saiba mais.