Skip to main content

Recursos digitais são indispensáveis para qualquer negócio nos tempos atuais. No entanto, os riscos de ataques e ameaças através do surgimento de brechas no ambiente de segurança da sua empresa, também acabam crescendo.

Contar somente com o antivírus já não é mais suficiente para lidar contra ataques cibercriminosos, é necessário adotar uma nova abordagem de segurança com EndPoint Security.

O que é um EndPoint Security?

EndPoint Security é a prática de proteger endpoints ou pontos de entrada de uma rede empresarial quando acessada por dispositivos internos ou remotos, como servidores, smartphones, notebooks, estações de trabalho, tablets ou outros dispositivos sem fio.

Desse modo EndPoint Security fornece proteção abrangente contra malware e ameaças zero day. Os sistemas de segurança protegem esses endpoints em uma rede ou na nuvem contra possíveis ataques e ameaças cibernéticas.

Para que serve um EndPoint Security?

Uma vez instalado e configurado no servidor e demais dispositivos, busca vulnerabilidades e corrige falhas antes mesmo que um ataque seja efetivado. A segurança de endpoint consegue acompanhar com mais eficácia as evoluções das ameaças virtuais.

Como funciona o EndPoint Security?

Endpoint Security opera na interrupção de ameaças, no monitoramento da integridade geral do sistema e na geração de relatórios com informações sobre detecção e status. O software cliente é instalado em cada sistema, porém possui um orquestrador centralizado.

O sistema de proteção engloba gerenciamento de permissões de instalação e de acessos a aplicativos, controle de acesso à rede e à Internet, controle de dispositivos, gerenciamento contra perda de dados (DLP), detecção e resposta de ameaças e principalmente, proteção anti-malware.

Em outras palavras, o sistema protege servidores, sistemas de computadores, laptops e tablets contra ameaças conhecidas e desconhecidas. Essas ameaças incluem malware, comunicações suspeitas, sites não confiáveis e arquivos baixados.

Porque sua empresa deve investir em Endpoint Security?

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, houve também um aumento de incidentes de perda ou roubo desses dispositivos, e com isso impactando no vazamento e perda de dados confidenciais para as empresas.

Ataques cibernéticos causam prejuízos para a empresa e podem acontecer de diversas formas, seja pelo sequestro de dados (o famoso Ransomware), ou por perda de informações importantes, roubo de senhas, danos a aplicações e lentidão dos servidores da empresa.

Agora com as sanções da LGPD em vigor, é preciso que os gestores olhem mais para a proteção dos dados que trafegam dentro e fora da empresa e repensar suas políticas de segurança. Já pensou se dados confidenciais e estratégicos são compartilhados sem a autorização?

Uma solução de EndPoint Security é fundamental para a proteção dos dados pessoais de clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores, além de se tornar um diferencial competitivo para o seu negócio.

Investir em soluções de EndPoint é uma forma de proteger em diferentes níveis e em um ciclo de melhoria contínua as informações da sua empresa

Vantagens de EndPoint Security:

Falamos nesse artigo da importância de implementar EndPoint Security na sua empresa, mas vale listar aqui alguns dos principais benefícios que essa solução pode oferecer para o seu negócio.

Com a cobertura de brechas, EndPoint Security consegue acompanhar com mais eficácia a evolução das ameaças virtuais, além de ser uma forma mais inteligente de escalar a segurança de dispositivos.

Redução de Custos: EndPoint Security reúne componentes necessários em um só conjunto de soluções, o que se torna mais vantajoso para a empresa;

Fácil Instalação: É instalado e configurado no servidor central que fará a segurança da rede. Desse modo os dispositivos só conseguirão acessar a rede se tiver autorização;

Controle de Ações Indesejadas: Problemas de invasões ou ataques indesejados acontecem diariamente no ambiente organizacional. Podem acontecer até mesmo sem intenção, como por exemplo, um colaborador da empresa conectar em seu notebook um pendrive infectado podendo causar uma vulnerabilidade no sistema. Nesse caso, EndPoint Security ajuda a bloquear esse tipo de atividade.

Fácil Integração com Outras e Novas Tecnologias: O sistema de segurança é apenas um composto, o que torna mais fácil a adesão de novas soluções sejam feitas ao sistema de forma simples. Dessa maneira as atualizações seguem de forma segura e unificada, de uma só vez, para todos os dispositivos da empresa.

Gestão Centralizada: O gerente de infraestrutura de TI passa a ser o administrador do servidor de EndPoint Security, ou seja, ele será o responsável pelo controle de acesso dos usuários, é ele quem vai conceder permissões ou revogar. Além de auditar, obter relatórios, monitorar a rede de segurança. Tudo de forma centralizada.

EndPoint Security deve ser abordado cada vez mais pelas empresas, pois as ameaças digitais colocam em risco a todo instante as operações da empresa.

 Qual a diferença entre EndPoint Security, Antivírus, Firewall, API e Segurança de Rede?

Entendendo agora sobre o conceito que envolve a Segurança da Informação, bem como os pilares que a sustenta, fica visível a importância da SI para seu negócio e empresa.

Não que não existissem ameaças no passado, mas com o avanço das tecnologias e a transformação digital sendo a realidade, as informações têm sido cada vez mais digitalizadas,armazenadas na nuvem e trafegam com maior facilidade na empresa, o que aumenta os risco de ataques e ameaças em torno informações, podendo ocasionar na perda ou roubo delas.

Ao mesmo tempo que a tecnologia avança e traz consigo benefícios e vantagens, como acessar informações de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, traz também  uma maior exposição de dados. E se esses dados são confidenciais para a empresa, o risco aumenta muito mais, pois cibercriminosos estão a todo momento buscando falhas e vulnerabilidades de sistemas.

Uma empresa que não investe em soluções voltadas para a SI, não a coloca como prioridade nos negócios e não faz esforço algum para fazer acontecer, corre grande risco de sofrer ataques cibercriminosos, como o ransomware, iremos abordar mais para frente os principais ataques que rondam as empresas. 

É importante que as informações que são processadas e armazenadas na empresa sejam preservadas e mantidas longe do alcance de pessoas mal intencionadas, evitando prejuízos e a exposição da marca da sua empresa.

Qual a diferença entre EndPoint Security, Antivírus, Firewall, API e Segurança de Rede?

É comum ver pessoas confundindo EndPoint Security com Antivírus, Firewall, API e Segurança de Rede, mas é importante deixar claro que embora o conceito entre eles seja parecido, suas funcionalidades de atuação são bem diferentes.

EndPoint Security: garante a segurança dos computadores e outros dispositivos conectados à rede corporativa e envolve um planejamento para a proteção de toda infraestrutura;

Antivírus : protege um computador específico ou vários (dependendo da quantidade instalada) e utiliza um único programa instalado no próprio dispositivo para varredura e detecção e tratamento de malwares;

Firewalls : são responsáveis por filtrar o tráfego que circula na rede, baseado em alguns critérios e regras de segurança, como bloquear o acesso de determinados sites considerados suspeitos ou perigosos.
EndPoint Security vai além da filtragem de rede, pois considera monitoramento de status, logging e entre outros, porém o Firewall pode ser utilizado dentro do planejamento de EndPoint Security;

Segurança de Rede: foca na proteção à rede em si, porém se você tem uma política de segurança de rede implementada, mas não possui protocolos de EndPoint Security, é preciso parar e rever. Afinal, se seu dispositivo está seguro, as chances de uma invasão de rede acontecer reduzem.

EndPoint Security está relacionado a um conjunto de soluções de segurança e boas práticas para prevenção de vulnerabilidades e proteção a ataques cibernéticos.
É importante investir em soluções de segurança confiáveis, utilizar tecnologias adequadas e manter os dispositivos sempre atualizados.

Quer saber mais sobre as soluções que a Contacta oferece de EndPoint Security? Fale com um dos nosso especialistas

Para maiores informações sobre o tema consulte um de nossos especialistas