Skip to main content

Os riscos de ameaças e ataques cibernéticos contra as organizações estão cada vez maiores. Somado a isso, as empresas possuem cada vez mais dispositivos conectados à rede, o que torna ainda mais difícil manter a segurança da informação. E o antivírus já não é mais suficiente para lidar contra esses ataques, é necessário adotar uma nova abordagem de segurança com EndPoint Security.

EndPoint Security é a prática de proteger os pontos de entrada de uma rede empresarial, se  ela for acessada por dispositivos internos ou remotos, fornecendo uma proteção abrangente contra possíveis ataques cibernéticos. Neste artigo, vamos explicar o que é EndPoint e a importância dessa solução para a sua empresa.

O que é EndPoint Security?

Traduzindo para o português, Endpoint significa “ponto de extremidade” e esse conceito é utilizado para se referir a dispositivos que se conectam à rede via Wi-Fi, sejam smartphones, notebooks,  servidores, tablets e mais. Ou seja, endpoint são os dispositivos finais que estão conectados em uma determinada rede.

Vale ressaltar, que apesar de muitas pessoas confundirem endpoint de API, são conceitos parecidos, mas com funcionalidades de atuação bem diferentes. Um endpoint é o local de interação entre aplicativos, é a URL na qual seu serviço pode ser acessado por uma aplicação cliente. Já uma API é um conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas que permitem a interação entre duas aplicações diferentes.  Um pode existir sem o outro, dependendo da complexidade da implementação.

Já que entendemos o que é endpoint, podemos falar sobre a solução de endpoint security. Ela está voltada para a segurança desses dispositivos conectados à rede da organização. Com o avanço da tecnologia, os endpoints deixaram de se resumir a computadores e passaram a contar com câmeras de segurança, máquinas, robôs e diversos outros dispositivos que surgiram com a melhoria dos sistemas de comunicação. Dessa forma, uma organização conta com muitos dispositivos conectados a sua rede, ou seja, há muitos pontos de extremidade que servem como porta de acesso para os seus dados.

Por que sua empresa deve investir em EndPoint Security?

Com tantos endpoints, há a necessidade de vigiar e proteger cada um deles de ataques cibernéticos. Por isso, a Endpoint Security é tão importante nesse meio digital, que traz tantas vantagens, mas também traz o desafio da segurança. Contar com endpoint security é fundamental para evitar o vazamento de dados e informações importantes, principalmente com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

É essencial, nos dias de hoje, que as organizações investem em soluções como a Endpoint Security, que são confiáveis, utilizam tecnologias adequadas e mantém os dispositivos sempre atualizados. Confira os motivos para sua empresa investir nessa solução:

  • Melhor custo-benefício: 

Uma solução como Endpoint Security não exige grandes investimentos e se torna muito mais barato que prover soluções de proteção individuais dos pontos de contato dentro de uma rede, pois ela reúne componentes necessários em um só conjunto de soluções. 

  • Fácil instalação: 

Os sistemas de segurança de endpoints são bem simples e fáceis de serem instalados. Ele é instalado e configurado no servidor central que fará a segurança da rede e depois distribuído para os usuários que possuem autorização. 

  • Bloqueio de ações indesejadas: 

O sistema de endpoint é capaz de bloquear atividades indesejadas e que podem ferir a privacidade dos dados da empresa. Por exemplo, se algum usuário quiser conectar um pendrive em seu computador, a segurança endpoint pode bloquear essa ação se o pendrive não estiver autorizado. Dessa forma, garante a proteção do seu sistema.

  • Atualização rápida: 

A segurança de endpoint é feita por um único sistema, por isso, sua atualização é rápida e fácil, seguem de forma unificada, de uma vez só, para todos os dispositivos da empresa. Isso garante também a facilidade de adequação a novas tecnologias que possam surgir. 

  • Gestão centralizada: 

Como a segurança endpoint é feita por um único sistema, ela permite o controle de toda rede por um único local também, facilitando o trabalho do gestor de infraestrutura de TI, que passa a ser o responsável pelo controle de acesso dos usuários, gestão de privilégios, monitoramento da rede e geração de relatórios.

A quantidade de dispositivos conectados à rede já aumentou bastante e tende a continuar nessa crescente, ainda mais com a alta adoção ao home office. Por isso investir em Endpoint Security é fundamental para qualquer empresa. Como vimos, essa solução oferece diversas vantagens para a sua organização e contar com esse sistema é imprescindível para proteger os seus dados.

Leave a Reply