Skip to main content

Com a adoção em massa de dispositivos moveis, em especial dispositivos smartphones que possuem acesso a rede, não é incomum vermos pessoas acessando o e-mail ou falando com pessoas do trabalho pelo aplicativo do slack ou teams através do celular. Essa é uma maneira fácil e rápida de estarmos ligados ao que está acontecendo na empresa em tempo real e de qualquer lugar.

Mesmo assim, os celulares e tablets acessam redes públicas com frequência e não costumam ser de uso pessoal, sem ter soluções especializadas para protegê-los. Entre as soluções destinadas para esses dispositivos, soluções de DLP mobile se destaca no mercado da cibersegurança.

No artigo de hoje, vamos entender mais sobre o DLP mobile, como ele se difere da sua versão original e a importância da adoção dele.

O que é DLP mobile?

Também conhecido como Data Loss Prevention – Prevenção de Perda de Dados em português -, DLP é uma estratégia de segurança da informação que engloba um conjunto de tecnologias que possuem a função de proteger informações confidenciais e sensíveis de uma organização, evitando que sejam acessadas, compartilhadas ou utilizadas de forma não autorizada.

Quando falamos de DLP mobile, focamos em uma versão da solução que tem o objetivo de proteger informações em dispositivos moveis que normalmente são utilizados em fora do perímetro de segurança, como em redes Wi-Fi públicas ou em locais físicos fora da empresa. Alguns exemplos de dispositivos que podem utilizar essa tecnologia são celulares e tablets.

Assim como a versão padrão do DLP, o Data Loss Prevention possui 3 principais ações:

  • Monitoramento de Dados: As soluções de DLP monitoram o uso e a movimentação de dados dentro da rede da organização, identificando padrões de comportamento suspeitos que possam indicar uma possível violação de segurança.
  • Prevenção de Vazamento de Dados (DLP): Quando um comportamento suspeito é detectado, as soluções de DLP podem agir para prevenir o vazamento de dados, bloqueando ou criptografando informações confidenciais antes que elas deixem a rede da organização.
  • Relatórios e Auditorias: As soluções de DLP também podem fornecer relatórios detalhados sobre o uso e a movimentação de dados, permitindo que as organizações identifiquem e corrijam possíveis vulnerabilidades em sua segurança de dados.

Diferença entre um DLP tradicional e um DLP Mobile

Quando pensamos na principal diferença entre os DLP, temos que destacar o foco de atuação e os tipos de dispositivos que eles protegem.

Enquanto o DLP tradicional protege principalmente os dados que residem em servidores, bancos de dados, e-mails e sistemas de armazenamento de dados dentro da rede corporativa, funcionando dentro de ambientes corporativos controlados, como redes locais e intranets.

Além disso, o DLP utiliza tecnologias como criptografia, prevenção contra vazamento de dados, monitoramento de atividades e controle de acesso para proteger os dados.

Por outro lado, o DLP mobile protege os dados que estão em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, bem como dados que são transferidos entre esses dispositivos e outros sistemas, como serviços em nuvem. Protegendo-os de ameaças presente em ambientes externos e menos controlados, como redes Wi-Fi públicas, redes de dados móveis e locais físicos fora do ambiente de trabalho.

Quando falamos de DLP mobile, além das tecnologias utilizadas por sua versão tradicional, podemos acrescentar recursos específicos para dispositivos móveis, como geolocalização, controle de aplicativos e proteção contra perda ou roubo físico do dispositivo.

Importância de adquirir um DLP mobile

Como parte importante de uma estratégia de segurança da informação, a adoção de uma solução de DLP possuem grande impacto para a proteção das operações da empresa. Porém, normalmente a maior parte das empresas acabam implementando essa solução para dispositivos como notebook e desktops, que normalmente são de propriedade da empresa e dados aos funcionários para a execução de suas atividades. Além disso, muitas vezes a solução está dentro da rede local e da intranet da empresa.

Já os dispositivos moveis não são normalmente oferecidos aos colaboradores, tirando em casos específicos. Mesmo assim, não é anormal encontrarmos pessoas acessando o e-mail corporativo, possuir o aplicativo de armazenamento em nuvem instalado no celular ou o aplicativo de comunicação da empresa no dispositivo no celular pessoal.

Porém o uso de dispositivos pessoais para o trabalho é considerado um grande vetor de aberturas que podem ser exploradas por atacantes cibernéticos. Essa vulnerabilidade surge pela falta de soluções de segurança nesses dispositivos e pelo uso constante deles em ambientes públicos, onde a rede pode estar desprotegida e comprometida, já que são ambientes menos controlados e fora do perímetro de segurança da empresa.

Sendo assim, são ferramentas que são expostos constantemente a riscos e a falta de uma solução para proteger os dados dentro do dispositivo é uma grande abertura que criminosos podem se aproveitar, tornando a adoção de uma solução de segurança como o DLP mobile é essencial para garantir a segurança dos dados. Em especial, com a adoção em massa do modelo remoto e híbrido, os dispositivos móveis são cada vez mais utilizados para acessar, armazenar e compartilhar informações sensíveis.

Conclusão

Quando falamos da versão para dispositivos moveis do DLP, ganhamos ainda mais camas de proteção e acrescentamos mais uma importante camada que vai garantir a blindagem da estratégia de proteção dos dados da empresa.

Em especial, a adoção do DLP mobila é tão importante, já que o dispositivo costuma se locomover geograficamente, saindo do perímetro de segurança da empresa e acessando redes públicas e desprotegias, sendo um alvo fácil para ataques. Se ficou interessado em saber mais dessa tecnologia, fale com um dos especialistas da Contacta para saber mais.