Skip to main content

Uma carga de trabalho corresponde a todos os processos e recursos que oferecem suporte a um aplicativo e às interações com ele. Antigamente, todas as cargas de trabalho eram executadas em máquinas físicas. Mas atualmente, na era da computação em nuvem, as cargas de trabalho são executadas em várias camadas diferentes. E um aplicativo com base em nuvem não irá operar corretamente se qualquer parte da carga de trabalho for comprometida. Por isso, é preciso contar com uma plataforma de proteção de carga de trabalho em nuvem (CWPP).

A segurança de cargas de trabalho na nuvem é complexa, é preciso proteger a variedade de cargas de trabalho em uso. Essas cargas passam entre vários fornecedores e usuários e a responsabilidade pela proteção das cargas de trabalho é compartilhada. Mas uma CWPP é capaz de detectar e remover ameaças em todos os tipos de infraestrutura. Essa plataforma foi projetada para proteger as aplicações e os dados em execução na nuvem contra ameaças internas e externas.

No artigo de hoje, vamos explicar melhor o que é uma CWPP, sua importância para uma organização, seus principais recursos e mais. Continue a leitura e confira tudo que você precisa saber sobre a plataforma de proteção de carga de trabalho em nuvem!

Você vai ler sobre:

O que é CWPP?

A sigla CWPP significa Cloud Workload Protection Platform, traduzindo, é uma plataforma de proteção de carga de trabalho em nuvem. Ou seja, é uma tecnologia de segurança na nuvem que fornece proteção para as cargas de trabalho em ambientes de nuvem pública e privada. Essa tecnologia fornece uma variedade de recursos de segurança, como a detecção e prevenção de ameaças, o gerenciamento de acessos, o gerenciamento de conformidade e outros. Isso é feito através do uso de técnicas de machine learning e inteligência artificial (IA) que permite a detecção de ameaças em tempo real e tomada de ações para evitar danos.

A CWPP permite que as empresas protejam suas cargas de trabalho em diferentes ambientes de nuvem, ela oferece suporte para Amazon Web Sevices (AWS), Azure Google Cloud Platform (GCP) e outros tipos de nuvem. Isso fornece à organização uma gestão centralizada de segurança.

A CWPP é capaz de se adaptar rapidamente as mudanças no ambiente da nuvem, como a adição ou remoção de recursos. Esse é um dos principais benefícios da plataforma, pois permite que as cargas de trabalho continuem seguras quando houver mudança no ambiente da nuvem. Além disso, essa plataforma também pode ser integrada com outras ferramentas de segurança, como firewalls, soluções de EDR e outras. Isso faz com que a organização tenha uma visão completa da nuvem e integre suas estratégias de segurança.

O que são as cargas de trabalho em nuvem?

Uma carga de trabalho na nuvem é um aplicativo, serviço ou recurso que usa uma quantidade de memória e poder de computação e está hospedada em um ambiente de nuvem. Máquinas virtuais, aplicativos, bancos de dados são exemplos de cargas de trabalho em nuvem.

Antigamente, as cargas de trabalho eram excetuadas em máquinas físicas. Agora, elas são executadas em várias camadas de abstração diferentes. Dessa forma, é possível ter um uso mais eficiente da nuvem, permitindo que vários usuários utilizem o servidor ao mesmo tempo. Porém, essas camadas de abstração deixa a organização mais vulnerável a ataques, pois é preciso proteger a variedade de cargas de trabalho em uso na nuvem. E essas cargas de trabalho estão sendo executadas em diferentes locais, dificultando ainda mais a proteção.

Os diferentes tipos de infraestrutura em nuvem possuem necessidade de segurança diferentes. E nesse sentindo, as CWPPs são essenciais, pois detectam e removem ameaças em todos os tipos de infraestrutura. A CWPP é a solução ideal para uma utilização segura da computação em nuvem.

Qual a importância dessa plataforma?

As empresas, normalmente, utilizam vários fornecedores de nuvem, dependendo de suas necessidades. Assim, elas acabam trabalhando em um ambiente híbrido de várias nuvens, o que dificulta o gerenciamento dos aplicativos e dados para a equipe de segurança. Além disso, como já vimos, as organizações possuem uma grande quantidade de cargas de trabalho em funcionamento na nuvem. Esses fatores já mostram a necessidade de contar com uma plataforma que proteja as cargas de trabalho na nuvem. Mas para te ajudar a compreender a importância dessa plataforma, listamos abaixo seus principais recursos.

Recursos de CWPP

De acordo com o Gartner, uma CWPP pode ser definida em oitos recursos, que podem ser aplicados em qualquer carga de trabalho. Confira:

  • Configuração e gerenciamento de vulnerabilidades: a solução garante que nenhuma vulnerabilidade esteja presente no software.
  • Firewall de rede, visibilidade e microssegmentação: a CWPP protege e microssegmenta uma rede, o que impede que toda a rede seja comprometida de uma vez.
  • Integridade do sistema: CWPP garante que os sistemas em nuvem estejam funcionando conforme o esperado.
  • Controle e lista de permissões de aplicativos: com base em uma lista de aplicativos permitidos, a CWPP é capaz de permitir e bloquear aplicativos.
  • Prevenção de exploração e proteção de memória: a tecnologia evita explorações de vulnerabilidade em softwares em execução ativa.
  • Detecção e resposta de endpoint (EDR) de carga de trabalho do servidor, monitoramento comportamental e detecção e resposta a ameaças: a solução é capaz de responder a alterações suspeitas no comportamento do servidor e do aplicativo, e até a ameaças ativas.
  • Prevenção de intrusão baseada em host com proteção contra vulnerabilidades: a CWPP evita invasões externas em servidores.
  • Verificação antimalware: a solução detecta malware incorporado em cargas de trabalho em nuvem.

CWPP x CSPM

Já falamos aqui no blog sobre o gerenciamento de postura de segurança em nuvem, o CSPM. Essa é uma solução com um conjunto de práticas e ferramentas de segurança para identificar e corrigir problemas de má configuração entre a empresa e a nuvem. Então, o CSPM é automatizado para proteger as implantações em nuvem.

A diferença entre o CWPP e o CSPM é que um age internamente e o outro externamente. Ou seja, o CSPM procura por configurações incorretas de nuvem e violações de conformidade, é externo. Já a CWPP procura ameaças dentro do software armazenado na nuvem, é interno.

Em resumo, a tecnologia de Cloud Workload Protection Platform é uma solução de segurança para ambientes de nuvem que fornece proteção para cargas de trabalho contra ameaças internas e externas. A CWPP possui uma variedade de recursos e pode ser integrada com outras ferramentas de segurança, além de oferecer suporte para diferentes tipos de nuvem. Sendo assim, é uma tecnologia imprescindível para as organizações que possuem grandes cargas de trabalho armazenadas na nuvem.