Skip to main content

Na semana passada, o time Contacta esteve presente na Convenção de Vendas da TIM Corporate Solutions junto com os parceiros ScanSource e Fortinet. O evento foi o Kick Off da área de clientes B2B da TIM, no qual foram apresentados os resultados da área, juntamente com as metas para 2023 e plano de ação para novos produtos.

Destinado ao time de vendas, pré-vendas, business development e pre-sales da TIM Corporate Solutions, o evento foi patrocinado pela ScanSource em conjunto com a Fortinet, que convidaram a Contacta para participar devido a parceria entre os times e a qualidade que apresentamos no desenvolvimento de projetos em conjunto com as duas organizações.

Os três times apresentaram aos participantes do evento uma demonstração de como os equipamentos da Fortinet podem agregar nas soluções de conectividade no quesito de segurança. Tendo em vista que a área de Corporate Solutions da TIM tem expandido muito o segmento de IoT (Internet das Coisas), e a TIM tem conseguido desenvolver muitas oportunidades no agronegócio, uma preocupação importante é a segurança da conectividade desses dispositivos, que podem gerar impactos significativos na produção das fazendas.

Então, a TIM oferece produtos de conectividade para o agronegócio e, com isso, eles conseguem facilitar a administração desse segmento, criando uma fazenda inteligente. O problema está em oferecer essa conectividade sem um víeis de segurança ou com um víeis muito básico, pois os dispositivos IoT podem servir de porta de entrada para possíveis atacantes.

Pensando nisso, a Fortinet, como fabricante, a ScanSource, como distribuidora e a Contacta, como especialista na instalação e configuração do equipamento, montaram uma demo para mostrar que é possível agregar segurança à essa conectividade do mundo agro com os produtos Fortinet.

Para isso, os times simularam uma solução para fazendas inteligentes com os produtos: Fortigate, Fortiswitch e FortiAP. O FortiAP estava provendo a rede Wi-Fi para um dispositivo da Amazon Alexa , representando um dispositivo de IoT e tinha um computador conectado na rede cabeada, conectado diretamente no Fortiswitch, representando a parte administrativa da fazenda.

A demonstração consistiu em mostrar que o escritório estava em uma rede totalmente apartada da rede de equipamentos do IoT e essas redes não tinham comunicação direta entre si. Então, caso a rede de equipamentos IoT fosse comprometida, o escritório estaria salvo e vice e versa. Isso ocorre por estarem em redes segregadas.

Os times também mostraram que é possível fazer controles através de políticas de segurança para cada perfil de equipamento. Para exemplificar isso, eles configuraram a Alexa para poder fazer compras no site da Amazon, mas bloquearam o dispositivo de tocar o streaming de música Deezer. Então, quando solicitava esse serviço para a Alexa, a IoT tentava se conectar ao Deezer, mas não conseguia e apresentava uma mensagem de erro. Por outro lado, quando solicitavam o serviço de adicionar algum produto ao carrinho da Amazon, a IoT concluía o processo. Isso demonstra que apenas um serviço específico foi bloqueado, mas a IoT continuava tendo acesso.

Através dessa demonstração, os times apresentaram os equipamentos da Fortinet, mostrando que com eles é possível permitir que seus dispositivos inteligentes de IoT sejam liberados para fazer somente o que foram programados para fazer. Dessa forma, se algum hacker tentar se apropriar dessa comunicação ou desse ponto de entrada, que estão em uma rede sem fio, ele não irá conseguir fazer nada diferente do que o dispositivo IoT foi programado para fazer. Isso exemplifica o nível de granularidade e de controle na camada de aplicação que a Fortinet consegue atingir.

Outra demonstração feita no evento foi exemplificar uma outra política ligada a parte administrativa. Então, eles bloquearam o computador para acessar site de apostas e quando o usuário tentava acessar, recebia uma mensagem de erro da Fortinet notificando o bloqueio devido a uma política da empresa. Mas, o acesso ao Deezer, por exemplo, era possível ser feito através do computador, o que mostra que apenas a rede de IoT estava bloqueada para esse tipo de serviço.

Após a demonstração feita, os participantes do evento puderam testar as políticas aplicadas, tirar dúvidas e ver na prática o funcionamento da solução. A equipe recebeu feedbacks positivos sobre a demonstração e acreditam que os participantes conseguiram entender o valor de segurança que o equipamento da Fortinet agrega nas soluções de conectividade.

Com essa demo, a Fortinet, ScanSource e a Contacta conseguiram através de uma experiência prática mostrar a importância da segurança no quesito conectividade e como a solução da Fortinet pode ajudar.

O evento foi uma oportunidade para a Contacta se apresentar para a área de Corporate Solutions da TIM. E a demonstração conseguiu mostrar o valor da Contacta nesse processo, pois é importante contar com um time que tenha a expertise necessária para a instalação e configuração desses equipamentos de segurança. Com 35 anos de mercado, a Contacta possui a experiência e disponibilidade técnica fundamental para esse serviço.