Skip to main content

A segurança de dispositivos móveis se tornou pauta nos últimos anos, já que passamos viver em um mundo onde a maioria dos negócios utilizam dispositivos móveis no seu dia a dia, sendo eles notebook ou celulares. Em especial, com a adoção do trabalho remoto e híbrido, várias empresas passaram a adotar políticas do BYOD (bring your own device) ou a disponibilizar notebooks e celulares para os colaboradores levarem para casa. 

Nesse cenário, mais de 50% dos computadores empresariais são móveis, segunda uma pesquisa do Cisco.  Esse número mostra o espaço que os dispositivos móveis ganharam nos últimos anos e como os dados não estão mais protegidos por um firewall local ou pelo servidor local. Com isso, é necessário pensar me maneiras de levar a segurança para além do perímetro do escritório. 

No artigo de hoje, vamos falar mais sobre a segurança de dispositivos móveis, a importância de investir em soluções para eles e quais são as principais medidas que uma organização deve tomar para garantir que seus dados estejam seguros. 

Você vai ler sobre:

O que é segurança de dispositivos móveis?

No contexto atual, é normal estarmos conectados com ferramentas de trabalho, como e-mail e outras ferramentas de comunicação, em mais de um dispositivo. Essa situação aumentou o risco de ameaça, já que ocasionou um aumento de endpoints (dispositivos finais conectados à rede), em especiais endpoint remotos, como celulares, notebooks e tablets. 

Com essa situação, corporações precisam pensar uma nova abordagem para garantir a segurança desses endpoint moveis. Para atender essa demanda, surge a segurança em dispositivos moveis, ou Mobile Security, que são soluções de segurança da informação que tem foco a segurança de Endpoint móveis. 

O que é Segurança em dispositivos moveis?

A segurança de dispositivos móveis, busca proteger dispositivos que não estão ligados a rede através de fio ou não estão em um perímetro de segurança. Além disso, é uma estratégia que deve levar em conta todos os diferentes tipos de lugares que os colaboradores podem utilizar a rede da empresa, sem afetar diretamente as funções e produtividade deles. 

Para isso acontecer, durante a elaboração de um plano de Mobile Security, é necessário planejar uma abordagem unificada e multicamada e podem variar das necessidades de empresa para empresa.  Alguns recursos comuns são: antifurtos, filtro de URL, bloqueio de SMS e ligação telefônica, localização de aparelhos perdidos, entre outros. 

Principais soluções para segurança de dispositivos móveis

Ao adotar uma abordagem abrangente que combina tecnologia, políticas e educação, uma empresa pode fortalecer significativamente a segurança de seus dispositivos móveis. Algumas práticas recomendadas para garantir a segurança de dispositivos móveis em uma empresa são:

Políticas de Segurança: 

  • Desenvolva e implemente políticas claras de segurança da informação que abordem o uso de dispositivos móveis.
  • Eduque os funcionários sobre práticas seguras e as políticas de segurança, garantindo que compreendam os riscos associados ao uso inadequado dos dispositivos.

Atualizações e Patches:

  • Mantenha os sistemas operacionais e aplicativos dos dispositivos móveis sempre atualizados com as últimas correções de segurança.
  • Automatize o processo de atualização sempre que possível.

Controle de Acesso: 

  • Implemente autenticação forte, como senhas robustas, PINs, biometria ou autenticação de múltiplos fatores (MFA). 
  • Restrinja o acesso apenas a usuários autorizados e conceda as permissões mínimas necessárias. 

Encriptação:

  • Utilize a criptografia para proteger dados armazenados nos dispositivos, especialmente em casos de perda ou roubo.
  • Garanta que as comunicações entre dispositivos e servidores sejam criptografadas.

Gestão de Dispositivos Móveis (MDM):

  • Implemente soluções de MDM para gerenciar dispositivos remotamente, incluindo configuração, monitoramento e remoção de dados em caso de perda ou roubo.
  • Estabeleça políticas de MDM para garantir a conformidade com os padrões de segurança.

Backup e Recuperação:

  • Encoraje os usuários a realizar backups regulares de seus dados e configure automaticamente, se possível.
  • Tenha um plano de recuperação para restaurar dados em caso de perda ou falha no dispositivo.

Segurança da Rede:

  • Utilize conexões seguras, como VPNs, ao acessar redes públicas ou privadas.
  • Monitore e proteja contra ameaças de rede, como ataques de spoofing e sniffing.

Auditorias de Segurança:

  • Realize auditorias de segurança periódicas para identificar e corrigir vulnerabilidades nos dispositivos móveis.
  • Monitore eventos de segurança e responda rapidamente a qualquer atividade suspeita.

Política de Uso Aceitável:

  • Desenvolva e comunique uma política de uso aceitável para dispositivos móveis, delineando claramente o que é permitido e o que não é.

Treinamento e Conscientização:

  • Forneça treinamento regular sobre segurança da informação para os funcionários, destacando os riscos associados ao uso inadequado de dispositivos móveis.

Resposta a Incidentes: 

Conclusão

A Mobile Security vem ganhando cada vez mais espaço dentro da ciber segurança. Isso traz um conjunto de soluções que se unhem para trabalhar juntas e se adaptar as necessidades da empresa, como sistemas de DLP, sistemas de proteção para Endpoint e treinamentos específicos para os colaboradores.Assim, é possível garantir que os colaboradores possam acessar ferramentas de trabalho na nuvem com tranquilidade de forma remota. Se quiser saber mais sobre segurança para dispositivos moveis, fale com um dos especialistas da Contacta e converse sobre as melhores soluções para seu negócio.