Skip to main content

O fenômeno da transformação digital tem promovido importantes mudanças na forma como as pessoas e as empresas interagem. Não apenas do ponto de vista de comportamento de consumo, como também nas relações de trabalho.

Não é incomum ver empresas onde os colaboradores utilizam seus próprios dispositivos para exercer suas funções (Bring Your Own Device – BYOD) ou áreas de negócio contratando ferramentas e aplicações digitais sem a necessidade de uma homologação feita pela área de TI.

Com a chegada da pandemia, pudemos ver também a consolidação do home office como uma das modalidades de trabalho mais bem aceitas pelos trabalhadores.

Todas essas transformações trazem inúmeros benefícios tanto para os colaboradores como também para as empresas. Porém, por outro lado, a rápida evolução da transformação digital fez crescer também as ameaças à Segurança da Informação.

É nesse contexto que as soluções de Firewall estão inseridas. Assim como a tecnologia (e as ameaças cibernéticas) vem evoluindo, as soluções de Firewall também evoluíram e hoje as empresas contam com o Next Generation Firewall. E é sobre ele que vamos falar no artigo de hoje.

Boa leitura!

O que é firewall de próxima geração?

Como o próprio nome diz, o NGFW é a evolução das soluções de firewall comumente utilizadas pelas empresas, que fazem somente controle de IP de origem, IP de destino, porta de origem, porta de destino e flags de protocolo.

Segundo o Gartner, “um firewall de inspeção profunda de pacotes que vai além da inspeção de porta/protocolo e bloqueio para adicionar inspeção em nível de aplicativo, prevenção de invasões e traz inteligência de fora do firewall”.

Ou seja, o Next Generation Firewall (NGFW) foi projetado para resolver ameaças cibernéticas avançadas no nível do aplicativo. Para isso, conta com recursos de segurança capazes de reconhecer contexto e inteligência.

O Gartner complementa: “Um NGFW não deve ser confundido com um IPS (sistema de prevenção de intrusões de rede), que inclui um firewall comum ou não corporativo, ou um firewall e IPS no mesmo dispositivo que não está intimamente integrado.”

Com uma solução de Next Generation Firewall, os profissionais de segurança da informação têm, por exemplo, a possibilidade de analisar se um download contém algum tipo de ameaça, como ransomware, backdoor, ou outro malware, conhecido (que já tenha uma assinatura) ou desconhecido (zero day).

As soluções de next generation firewall agregam ainda funções que enxergam dentro dos pacotes de rede se existe alguma tentativa de explorar vulnerabilidades nos serviços que estão rodando na infraestrutura da empresa.

Esses tipos de vulnerabilidade podem ser utilizados por criminosos para derrubar algum serviço (Denial of Service – DOS), adquirir acesso indevido e até roubar informações corporativas (Data Loss – Vazamento de Dados).

As soluções de Next Generation Firewall operam até a camada 7 (a camada de aplicativo) no Modelo OSI (Open Systems Interconnection), enquanto que as soluções de firewall mais antigas operam apenas até a quarta camada, que é a camada de transporte.

Qual é a função do Firewall?

O papel das soluções de firewall é oferecer segurança da informação através da análise de tráfego da rede de forma a impedir que dados não desejados consigam acesso. Para isso, são definidas regras e instruções previamente, de forma que seja possível fazer uma filtragem dos pacotes e impedir acessos indevidos e vazamento de dados.

Em outras palavras, com uma solução de firewall, é possível definir um conjunto de regras, de forma que todo o tráfego de rede seja submetido a essas regras e aqueles pacotes que não atendem a essas regras são impedidos de trafegar.

De forma resumida, podemos definir como principais funções do NGFW:

  • Controle de aplicativos e usuários
  • Prevenção integrada contra invasões
  • Detecção avançada de malware (sandbox)
  • Utilização de inteligência de ameaças

Quais funcionalidades existem em um Next Generation Firewall?

Para garantir todos os controles e proteções a que se propõe, as soluções de next generation firewall, de forma geral, devem contar com as seguintes funcionalidades:

  • DPI (Deep Packet Inspection)
  • AVC (Application Visibility and Control)
  • Webfilter (Filtragem de URL)
  • Inspeção SSL / HTTPS
  • Antivírus embutido
  • Relatórios de navegação
  • SD-WAN e controle dinâmico de banda.
  • IDS / IPS (Intrusion Detection System – IDS) (Intrusion Prevention System – IPS)
  • Controle integrado de autenticação (Single sign-on)
  • VPN SSL – OpenVPN e IPSEC
  • Controle de permissões e auditoria de administração do FW

Quais os benefícios de adotar o Next Generation Firewall?

Segurança contra ameaças avançadas

Como já dito anteriormente, da mesma forma que a tecnologia avança, crescem também as ameaças. Com o NGFW, os profissionais de segurança da informação contam com recursos mais avançados, que reduzem de forma significativa as chances de ataque.

Rapidez para detecção

Um dos principais objetivos das soluções de Next Generation Firewall é encontrar as ameaças o mais rápido possível. Através dos alertas de segurança e avisos sobre regras de segurança, o NGFW reduz a possibilidade de erros humanos, como cliques em links duvidosos.

Mais visibilidade

Um dos principais benefícios trazidos pelo Next Generation Firewall é a possibilidade de os profissionais de segurança consigam ter total visibilidade do que acontece na rede em tempo real.

O que é um Firewall do tipo UTM?

Para muitos profissionais, as soluções de firewall do tipo UTM são praticamente a mesma coisa que o NGFW. Porém, existem diferenças bem marcantes entre as duas soluções.

Firewall UTM vem da sigla em inglês Unified Threat Manager. Como o próprio nome diz, trata-se de um sistema de gerenciamento unificado de ameaças. Ou seja, o firewall UTM é uma solução de segurança da informação que oferece um conjunto de recursos, como antivírus, filtragem de conteúdo, filtragem de e-mail e web, anti-spam e entre outros, tornando a proteção da rede privada da empresa mais simples.

Qual a diferença entre NGFW e Firewall UTM?

Apesar de bastante parecidos, podemos afirmar que as soluções de NGFW são mais robustas e oferecem recursos de segurança mais avançados. O Next Generation Firewall normalmente é indicado para empresas grandes, com grandes volumes de dados trafegando pelos ambientes.

As soluções de NGFW oferecem controles mais robustos e permitem uma melhor otimização do desempenho da rede.

Por outro lado, no caso de pequenas e médias empresas, o Firewall UTM pode ser mais adequado, dado que funciona como uma solução única para diversos problemas.

Para maiores informações sobre o tema consulte um de nossos especialistas