Skip to main content

Para acompanhar a transformação digital de forma segura as empresas precisam adotar novas tecnologias de segurança para seus dados. Potencializados com o novo estilo de navegação que o trabalho remoto trouxe, os perigos de ciberataques crescem. Nesse sentido, a gestão de acessos privilegiados passou a ser uma preocupação ainda mais importante para as organizações. Gerir os acessos e privilégios da sua empresa é essencial para garantir a segurança e integridade dos seus dados. 

Os cibercriminosos roubam acessos e privilégios para conseguirem chegar mais rápido às informações importantes da empresa, com credenciais privilegiadas, o invasor tem mais chances de executar um ataque e/ou furtar essas informações. A partir da gestão de acessos privilegiados você permite que seus colaboradores acessem documentos, aplicativos e colaborem com seus colegas de trabalho de forma remota e segura. Continue a leitura e saiba mais sobre essa tecnologia!

O que é o Acesso Privilegiado?

Antes de saber como gerir, precisamos entender o que é o acesso privilegiado. 

O acesso privilegiado é um acesso usando algum privilégio. E o que vem a ser privilégio? Basicamente é a permissão de realizar alguma ação dentro de um sistema. Ler, gravar, imprimir, abrir o excel, acessar a internet, todos esses exemplos são privilégios que quase todos os usuários possuem. Porém existem permissões mais poderosas e perigosas, como por exemplo, mudar a senha dos usuários, fazer uma cópia de todos os dados, apagar todos os dados, dentre outros. São esses os privilégios administrativos, que devem sempre ficar limitados a poucas pessoas e com camadas de seguranças adicionais. Dessa forma, os privilégios administrativos normalmente ficam restritos aos colaboradores que possuem cargos de liderança e aos administradores da área de Tecnologia da Informação (TI). Idealmente, apenas as pessoas necessárias possuem acesso às informações importantes da empresa e os demais colaboradores só poderiam obter esse acesso mediante a uma autorização da empresa.

Através do controle dos acessos privilegiados é possível diminuir os riscos de ataques cibernéticos à organização. Porém, a dificuldade se encontra na gestão desses acessos e privilégios, em como controlá-los de forma correta e continuar garantindo segurança para seus dados. Nesse contexto, podemos contar com a solução PAM, que é a Gestão de Acesso Privilegiado, capaz de direcionar, rastrear e filtrar esses acessos. 

O que é a Gestão de Acesso Privilegiado (PAM)?

A gestão de acesso privilegiado tem o objetivo de definir e monitorar funções e privilégios de cada usuário. Ou seja, cada usuário tem acesso apenas ao que é realmente necessário para realização de suas funções. Esses usuários não são apenas funcionários, podem também ser clientes, fornecedores e todos que possuem acesso ao sistema. Com essa gestão de privilégio é possível garantir a segurança da informação

A solução PAM é capaz de controlar, monitorar e auditar acessos e privilégios em tempo real, seja para usuários, aplicações, IoT ou qualquer outro dispositivo relacionado ao seus sistemas de TI. É uma ferramenta essencial para proteger as empresas contra ameaças externas ou internas, pois as informações podem ser violadas através de ataques criminosos, mas também por falhas humanas ou no sistema. 

O Gartner, no documento Gartner Top 10 Security Projects, elegeu a Gestão de Acesso Privilegiado como prioridade número 1 em projetos de segurança. Ao adotar uma solução de gestão de acesso privilegiado você é capaz não só de reduzir ameaças, mas também eliminar falhas de segurança, aprimorar recursos e respostas a ataques e ainda atender os requisitos de conformidade. 

Hoje em dia, onde um dos maiores desafios das empresas é fornecer o acesso necessário para seus colaboradores sem comprometer a segurança da informação, a solução PAM é uma ferramenta indispensável. Até porque, existem diversos níveis de informação e graus de hierarquia e nem todos os colaboradores devem ter acesso a tudo. Com o PAM, você possui uma visão geral de todos os usuários, os que possuem acesso privilegiado e os que não e ainda quais tarefas eles podem ou não executar com esse acesso. 

O gerenciamento de acesso privilegiado otimiza processos, pois permite o controle e monitoramento do que cada usuário pode acessar, restringindo o acesso de acordo com a necessidade de cada um. Além disso, com o PAM também é possível armazenar e documentar as atividades e acompanhar  horários e interações com o sistema.

Quais as funcionalidades do PAM?

Em busca de garantir controle  aos dados e informações da empresa, a Gestão de Acesso Privilegiado tem algumas funcionalidades essenciais para o seu funcionamento:

  • Controle e responsabilidade total sobre usuários privilegiados em qualquer sistema;
  • Gerenciamento automatizado de senhas e sessões de todas as contas privilegiadas;
  • Análise integrada de ameaças que facilita a tomada de decisão; 
  • Gerenciamento contínuo de acessos privilegiados e não privilegiados;
  • Controle granular e flexível que garante que o acesso seja fornecido apenas para os usuários autorizados;
  • Auditoria completa;
  • Rastreamento das atividades de todos os usuários;
  • Relatórios automatizados de sistemas vulneráveis;
  • Gravação de atividades.

A gestão de acessos privilegiados fornece proteção aos sistemas de TI da sua empresa, evitando qualquer tentativa de ação maliciosa, como alterações ou roubo de dados importantes, sejam externos ou internos. Por isso, contar com essa tecnologia é imprescindível para otimizar a infraestrutura de segurança da informação de qualquer organização.

Vantagens da Gestão de Acessos Privilegiados 

A adoção de uma solução PAM na sua organização proporciona um forte impacto positivo nos negócios e reduz significativamente o risco de violação de dados. Isso porque, a gestão de acesso privilegiado permite que as organizações gerenciem e controlem os acessos dos usuários sem comprometer a produtividade, além de garantir segurança ao gerenciar as credenciais através do cofre de senhas, do controle de atividades e do monitoramento dos acessos. Confira as vantagens dessa solução:

  • Segurança:

Ao gerir os acessos privilegiados, você consegue definir que as informações confidenciais fiquem disponíveis apenas para os usuários necessários, com isso, é possível aumentar a segurança dos seus dados, pois evita ataques e invasões externas e também fortalece o seu sistema contra falhas humanas que possam ocorrer. 

  • Visibilidade:

O diferencial da gestão do acesso privilegiado é oferecer visibilidade aos acessos. Como vimos, o problema em conceder acesso privilegiado é controlar corretamente os usuários que terão privilégios e os que não. Com a solução PAM é possível ter essa visibilidade do processo e gerenciar melhor os acessos concedidos, pois permite que a organização entenda a necessidade de cada funcionário.

  • Monitoramento:

A Gestão de Acesso Privilegiado audita e rastreia as atividades de todos os usuários, monitorando o fluxo de informações e todos os movimentos de navegação. Esse monitoramento constante ajuda não só a identificar facilmente um problema, mas também a prevenir possíveis ataques e/ou violação de dados confidenciais. 

  • Otimização:

A solução PAM centraliza a gestão de privilégios, facilitando e otimizando o trabalho dos administradores de TI. Isso permite também a otimização de outros processos da sua organização, pois é uma ferramenta de segurança rápida e precisa. 

  • Autonomia:

Com o PAM, você é capaz de ter a visão geral de quais acessos seus usuários precisam para exercer suas funções. Dessa forma, eles têm acesso liberado ao que necessitam e autonomia para desempenhar suas obrigações, sem a necessidade de ficar a todo momento solicitando acesso a determinado documento ou aplicação.  Os usuários estão habilitados para executar o que precisam, reduzindo chamados ao suporte técnico. 

A Gestão de Acesso Privilegiado é uma solução que vai além do armazenamento de senhas. Além de agir como um repositório seguro de credenciais dos dispositivos instalados, o PAM fornece acesso e privilégios aos usuários de forma segura, evitando riscos de ataques. E nos dias atuais, onde os ataques ficam cada vez mais sofisticados, contar com essa solução é essencial para o bom funcionamento da sua organização.