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O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, é uma entidade de assistência social que possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho. Com isso, a organização lida com diversos dados de terceiros, empresas e estudantes, precisando então garantir a segurança da informação e a adequação à LGPD.

A área de Segurança da Informação e Privacidade do CIEE tem como objetivo instituir normas e políticas que garantem a segurança dos dados com os quais a organização lida.  O CIEE contava com uma solução de Data Loss Prevention – DLP (solução com foco na prevenção de dados) que garantia a gestão perimetral, dando segurança aos dados presentes na sua rede corporativa. Porém,  boa parte das suas aplicações estão na nuvem, intensificado com a pandemia (trabalho remoto), motivo pelo qual, o CIEE precisou também de uma solução que desse visibilidade para essa movimentação de dados fora da rede.

A instituição utiliza de uma solução de autenticação centralizada e segura de acesso (SSO – Single Sign-on) integrada com ferramentas colaborativas para elaboração de documentos, compartilhamentos e envios e recebimentos de e-mails, incluindo sistema de Helpdesk no gerenciamento de solicitações de seu público interno e externo, todos esses serviços em nuvem. E como possuem milhões de estudantes cadastrados com dados pessoais armazenados, precisavam garantir a segurança dessas informações onde quer que elas estejam.  Por isso, a principal necessidade  do CIEE era dar visibilidade sobre o que os usuários estavam fazendo nesses ambientes. Eles sentiram a necessidade de proteger as informações armazenadas na nuvem das possíveis falhas humanas dos usuários e também de ataques cibernéticos. 

Para garantir essa segurança na nuvem, o CIEE contou com a parceria da Contacta para a implantação da solução de CASB, Proxy e DLP da Netskope. O time de Segurança da Informação e Privacidade do CIEE, acredita que uma das principais vantagens da solução é que ela permite uma gestão centralizada e segura de seus usuários, onde quer que eles estejam. Além disso,  inclui o gerenciamento unificado de conteúdo de sites (solução de Proxy), até então era gerenciados em 300 localidades de maneira descentralizada. Outro diferencial para o CIEE é que além de fazer a gestão da segurança em nuvem de suas aplicações, a solução oferece também o motor de DLP (solução com foco na prevenção de dados) mais avançado do que o que eles possuíam até então, garantindo a proteção dos dados com templates que podem ser customizados pela empresa de acordo com suas políticas.

Para proteger seu ambiente de trabalho, o CIEE conta com a integração nativa da Netskope com soluções de API específicas. O que garante a proteção do uso e dos dados nesses ambientes. 

Além da visibilidade, o CIEE também se preocupava bastante com a adequação à LGPD, incluindo exigências de parceiros na contratação de estágio e aprendizagem. A implementação da solução foi fundamental, ajudando a instituição nesse processo de segurança dos dados pessoais e sensíveis. 

O processo de implementação da solução começou no início da pandemia, o que ajudou a empresa com a migração para o home office. O CIEE tinha toda a equipe trabalhando presencialmente, com um modelo de atendimento localizado. Eles contavam com mais de 30 unidades e mais de 100 postos de atendimento, e com a pandemia, boa parte foi migrado parcialmente para o modelo remoto.

Contar com uma solução que faz a gestão de acessos e de segurança das aplicações em nuvem, que vai além do perímetro (o qual eles não possuíam), foi primordial para que hoje a instituição possa trabalhar em um modelo híbrido e ter sua central de atendimento funcionando remotamente. É possível fazer a gestão de um incidente, identificar um acesso ou uma ferramenta que o usuário está utilizando e que pode gerar vulnerabilidade. O CIEE acredita que a ferramenta trouxe muitas possibilidades.

Do ponto de vista de atendimento, o CIEE sentiu segurança em fechar a parceria com a Contacta, devido aos seus mais de 30 anos presentes no mercado da área de segurança digital e seu time de especialistas, que garante a entrega das demandas rapidamente e tem um forte senso de parceria, sempre receptivo e disposto a ajudar.

Hoje, o CIEE consegue identificar um incidente facilmente, pois alcançaram a visibilidade necessária para garantir a segurança das suas informações. Além disso, a solução ajudou muito no programa da LGPD, pois contar com as soluções de segurança de dados permite que a entidade ganhe a confiança de seus clientes e ajuda na criação de novas parcerias. 

A entidade acredita que o sucesso da implementação se deu pois há uma sinergia muito boa, de forma integrada e muito profissional.