Skip to main content

O risco de ataques e ameaças virtuais é cada vez mais comum, os cibercriminosos se aproveitam de qualquer brecha para roubar dados e informações importantes das empresas. Visto que os dados confidenciais das empresas são, na maioria das vezes, processados e armazenados digitalmente, a busca por ferramentas e soluções de segurança também está em uma crescente. 

Um dos avanços da segurança da informação para garantir a proteção dos dados das empresas é o cofre de senhas. Ele possibilita o gerenciamento de senhas, fazendo a gestão dos privilégios dos usuários e controlando os acessos, dessa forma o acesso a informação é feito de acordo com níveis hierárquicos e funções. E é sobre isso que iremos abordar neste artigo! Continue com a gente e confira as vantagens de um cofre de senhas para a sua empresa.

O que é e qual a importância do cofre de senhas?

Um dos maiores desafios das empresas é fornecer o acesso necessário para diversos funcionários sem comprometer a segurança das informações corporativas. É difícil o administrador de uma empresa ter a visão geral de quem são os usuários que possuem acesso privilegiado e o que eles podem ou não fazer com esse acesso. Por isso,  o cofre de senhas é importante, é uma ferramenta utilizada para armazenar usuários, senhas e privilégios e dessa forma, permite a gestão de privilégios ou o gerenciamento de privilégios.

Em uma empresa existem níveis de informação e graus hierárquicos, ou seja, nem todos os usuários devem ter acesso a todas as informações, pensando nisso, o gerenciamento de privilégios oferecido pelo cofre de senhas é um otimizador de processos, pois ele oferece ao administrador uma melhor visualização sobre quem possui privilégios e o que o usuário pode acessar com esses privilégios, podendo controlar as informações necessárias para cada usuário. 

Ou seja, a solução restringe o acesso de acordo com as necessidades que cada funcionário precisa para desenvolver suas atividades, liberando ou limitado acessos para aquele usuário. Além disso, o cofre de senhas também é capaz de armazenar e documentar cada atividade, acompanhando horários, interações com o sistema e registrando para quais fins tais informações ou dados foram utilizados. 

Dessa forma, o cofre de senhas garante segurança para a sua organização e diminui os riscos de informações privilegiadas vazarem. Com o trabalho remoto, houve o crescimento na quantidade de dispositivos conectados à rede e também no roubo de credenciais. Segundo o Verizon Data Breach Investigation Report, 61% dos vazamento de dados envolvem credenciais roubadas. Com soluções que permitem o gerenciamento de senhas e privilégios se tornam essenciais para as empresas se protegerem de ciberataques.

Quais as vantagens do cofre de senhas para a sua empresa?

O cofre de senhas é uma ferramenta que simplifica e ajuda na gestão de privilégios, o que permite que apenas as informações certas estejam disponíveis para os usuários certos. Também permite auditar e rastrear as atividades de todos os usuários cadastrados e outros diversos pontos fundamentais para a segurança da informação. Confira algumas vantagens dessa solução:

  • Oferece mais visibilidade 

De acordo com Marcelo Câmara, Gerente de Produto da Contacta, a visibilidade é uma das principais vantagens que o gerenciamento de privilégios oferece. Como já vimos, pode ser difícil administrar os acessos dos usuários que possuem privilégios e quais são esses privilégios, mas com o cofre de senhas você pode ter uma melhor visualização dessa gestão, o que é essencial para entender quais usuários precisam de acesso privilegiado e quais não.

  • Oferece mais segurança

Os cibercriminosos têm promovido ataques a usuários com poucos acessos e fáceis de atingir para depois conseguirem atingir usuários com acesso privilegiado. Com o gerenciamento de privilégio você pode controlar melhor quais usuários possuem acesso privilegiado e quais informações eles têm acesso, pois quanto mais usuário privilegiado sua empresa tiver, mais risco você terá de sofrer ciberataques. Os usuários privilegiados devem ser o mínimo possível. 

  •  Otimiza os processos da empresa

Além de garantir a segurança de informações, o gerenciamento de senhas e dados confidenciais por meio do cofre de senhas favorece também outros processos empresariais. Isso porque ele é preciso e rápido, e com isso, reduz a chance de riscos. 

  • Monitora as atividades de todos os usuários cadastrados

Como vimos, o cofre de senhas possibilita monitorar os acessos e atividades de todos os usuários cadastrados, desde o momento que ele faz o login até o momento em que desliga seu computador. Ao auditar e rastrear as atividades de todos os usuários cadastrados é possível monitorar todo o fluxo de informação gerado em cada acesso e assim, se houver algum vazamento ou ataque, é fácil identificar o que causou o problema.  

A gestão de privilégios é mais do que apenas gerenciar senhas de alguns usuários privilegiados, Marcelo Câmara destaca que isso não é mais suficiente e que é preciso ter uma visão do todo. Por isso, contar com o cofre de senhas para gerenciar os acessos de cada usuário é imprescindível para garantir a segurança das informações da sua empresa.

Leave a Reply