Skip to main content

Quando falamos sobre o uso da internet, uma das principais preocupações é sobre a segurança, afinal, para praticamente tudo recorremos à web.

Cibercriminosos se aproveitam de qualquer brecha que possa se tornar um ponto vulnerável para roubar dados e informações. 

Fortalecer as senhas através e guardá-las em um cofre de senhas ou gerenciador de senhas, já é um começo para se prevenir contra vazamentos.

O que é um cofre de senha?

Uma empresa dispõe de diversas informações sigilosas, e sabemos que diferentes gerências têm acesso aos dados e informações. Algumas empresas, restringe o acesso de dados e informações para cada gerência, mas em contrapartida, temos empresas, que não fazem essa divisão do que uma gerência pode acessar e todas acessam as mesmas informações e dados, às vezes até com os mesmos acessos (login e senha iguais).

 

O cofre de senha ou gerenciador de senhas, é uma ferramenta que simplifica e ajuda no gerenciamento de acesso, permite o acesso a informações certas e suficientes para cada gerência, ou seja, o Marketing não consegue ter acesso a dados e informações que pertencem ao Financeiro, por exemplo. Logo, um cofre de senhas, restringe o acesso de acordo com as necessidades de cada gerência, podendo limitar ou liberar informações para edição ou gerência.

 

O cofre de senhas além de permitir acessos, ele também gerência, pois acompanha os acessos, através de um armazenamento de atividades (horários, servidores utilizados, interações com o sistema, para qual objetivo o documento foi acessado) tudo de forma precisa e segura. a isso, a solução também realiza o acompanhamento desses acessos com precisão.

Quais as vantagens de utilizar um cofre de senha?

Vimos que um cofre de senhas possibilita à empresa monitorar os acessos permitidos aos dados sensíveis e sigilosos. Uma ferramenta que permite auditar e rastrear as atividades de todos os usuários cadastrados, ponto fundamental para a segurança de informações, mas fora essa vantagem, existem algumas outras que listamos abaixo:

– Oferece mais segurança;

– Otimiza os processos da empresa;

– Análise de atividades internas e também de terceiros;

– Monitora as atividades de todos os usuários cadastrados;

– Acompanhamento em tempo real;

– Compatibilidade com padrões internacionais (ISO 27000).

Quais as principais funcionalidades do cofre de senha? 

Até agora falamos sobre o que é um cofre de senhas ou gerenciador de senhas e quais as vantagens para sua empresa em utilizá-lo. Vamos entender agora como ele funciona e como administrá-lo. 


Para entender melhor como funciona a tecnologia, cofre de senha é como um sistema onde todos os acessos e senhas estão mapeados, onde a permissão para acesso é baseada nas necessidades de cada gerência, de acordo com cada regra pré-estabelecida pela empresa. Os administradores terão a visão de quem, para quem, onde e para o que certa informação foi acessada e o mesmo vale para senhas criadas.

 

Sobre sua administração, se sua empresa não possui nenhuma solução digital para o gerenciamento e compartilhamento de acessos e senhas, o cofre de senhas pode parecer  até complicado no início, mas a dica é iniciar a implementação por departamento, assim a empresa consegue criar um modelo que pode ser automatizado e replicado para os demais departamentos.


Um bom cofre de senha ou gerenciador de senha, tem as seguintes funcionalidades:

 

Ter uma senha mestra: cada colaborador memorize e guarde com segurança sua senha principal de login do cofre de senhas;

 

Ter uma captura automática para senhas: salvar automaticamente as senhas, sempre que o usuário digitar uma credencial, otimizando o tempo;

 

Ter um recurso de preenchimento automático: preencher as senhas, evitando que o usuário tenha que lembrar e digitá-las novamente;

 

Ter um gerador de senhas: criar senhas complexas e seguras, dificultando que sejam descobertas por outro usuário ou até mesmo por cibercriminosos;

 

Fornecer um relatório de força de senha: analisar as senhas, informar quão seguras são e indicar como torná-las mais fortes;

 

Ter autenticação de dois fatores: uma confirmação humana e manual para confirmar o acesso daquele usuário, onde geralmente depende de outro dispositivo, pois a verificação da permissão é realizada através de código enviado ao dispositivo ligado a esse usuário;

 

Ter um acesso de emergência: possuir meios de recuperação cadastrados, como telefone, por exemplo, para o caso de esquecimento da senha;


Estar conectado via VPN: isso provê uma camada extra de segurança, fornecendo uma conexão segura antes de fazer o login;

O cofre de senhas funciona quase que “sozinho” e otimiza diversos processos, além de aumentar a segurança das informações da empresa.

Como saber se a sua empresa precisa de um cofre de senhas?

Se sua empresa se preocupa com a segurança da informação, então certamente o cofre de senhas é uma solução que precisa.


Como lida com diversas gerências e diferentes formas de distribuição de acessos e senhas, a ferramenta se torna indispensável para otimizar e automatizar diversos processos existentes, implementar controles e acompanhamentos internos que hoje podem não estar recebendo a devida atenção e cuidado da empresa.


Cofre de senha é uma solução fácil de administrar, e que minimiza diversos riscos relacionados à falta de controle de informações, fraudes e vazamentos.


Quais são os tipos de usuários de domínio mais comuns da empresa? 

Existem 3 principais tipos mais conhecidos de usuários de domínio na empresa, listamos eles abaixo:

End-User:  são os usuários normais ou padrões com uso individual, ou seja, possuem pouco acesso e privilégio restrito a informações;


Admin:
são os administradores, existente para realizar mudanças de configuração e possuem acesso elevado a informações, e privilégios elevados;

 

Application: contas de serviço com o uso compartilhado, dependente de uma aplicação específica, que necessita de privilégio elevado para desempenhar sua tarefa, como backup, por exemplo.

Cofre de senhas ou gerenciadores de senhas trazem recursos que facilitam a organização da empresa. Descubra, gerencie, audite e monitore contas com privilégios de todos os tipos com o cofre de senhas. Fale com um dos nossos especialistas e conheça mais sobre a ferramenta.

Para maiores informações sobre o tema consulte um de nossos especialistas