Skip to main content

O volume de dispositivos conectados é crescente e tem aumentado as vulnerabilidades da rede corporativa. E, consequentemente, aumenta também a preocupação das empresas com as ameaças cibernéticas, que estão cada vez mais modernas e eficientes. Isso porque os cibercriminosos passaram a utilizar tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial (IA) para promover ataques direcionados e bem sucedidos. 

Porém, acredita-se que a Inteligência Artificial também pode desempenhar um papel fundamental para a segurança da informação da sua empresa. O que deixa o questionamento: essa tecnologia é uma proteção ou ameaça? 

A verdade é que a Inteligência Artificial também pode ajudar a identificar e combater com mais rapidez os ataques cibernéticos, como ransomware, malware e outros. Só é necessário estar atento aos perigos das ameaças com IA. No artigo de hoje, iremos explicar como a Inteligência Artificial pode auxiliar os hackers e também, como essa tecnologia pode ser importante para a Segurança da Informação da sua empresa. Continue a leitura!

Você vai ler sobre:

Perigos das ameaças com Inteligência Artificial 

A Inteligência Artificial possibilita a realização de tarefas de forma automática. Ou seja, é uma tecnologia que permite que computadores possam aprender por conta própria e se tornem capazes de analisar dados e encontrar padrões sem a necessidade de interação humana. Então, a IA pode trazer muitos benefícios para a sua organização, facilitando diversos processos.

Porém, ela também possui alguns riscos e pode ser utilizada para fins prejudiciais. De acordo com especialistas em IA, os perigos dessa tecnologia são sutis e preocupantes. Como, por exemplo, imagens e vídeos falsos produzidos através da IA para propagar Fake News ou prejudicar a reputação de pessoas e empresas, como é o caso do Deepfake. São formas sutis de utilizarem a IA para manipular informações e a opinião pública.

No âmbito da segurança da informação, a IA também apresenta riscos preocupantes. Os cibercriminosos amplificaram rapidamente seus conhecimentos sobre a Inteligência Artificial. Com isso, estão usando essa tecnologia para descobrir as vulnerabilidades e brechas de segurança nas organizações, executando ataques mais precisos. Além disso, eles são capazes de disparar campanhas em volumes maiores e coletar dados em redes sociais e sites de empresas.

Isso porque, a Inteligência Artificial pode automatizar as tarefas que os hackers executam, como a busca pelos alvos certos, o processo de diálogo,  o pagamento de ataques de ransomware, entre outros. Com toda essa tecnologia, os cibercriminosos estão promovendo ataques cada vez mais rápidos e coordenados. Por isso, sua organização deve contar com soluções igualmente modernas e eficientes para garantir a proteção dos seus dados.

Benefícios da IA para a cibersegurança

Já falamos que a Inteligência Artificial oferece diversos benefícios para a organização e não deve ser vista como algo ruim. E como vimos, é uma tecnologia que permite que os cibercriminosos aprimorem seus ataques. Nesse sentido, sua empresa deve contar com proteções que sejam capazes de responder rapidamente a esses ataques automatizados pela IA. Mas, a própria Inteligência Artificial pode ser uma peça importante para seu planejamento de Segurança da Informação.

Essa tecnologia se popularizou entre as empresas por agilizar as atividades, minimizar os erros e garantir maior eficiência para a organização. Ela oferece benefícios como a rápida comunicação, a redução de retrabalho, a precisão e acerto na solução de problemas, além de inovação e modernização para a sua empresa. 

Através da sua capacidade de simular habilidades humanas e solucionar problemas, a Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada no campo da cibersegurança. Isso porque ela ajuda a descobrir com mais eficiência e rapidez as fraudes e atividades anormais no sistema. Além disso, é capaz de analisar grandes quantidades de dados, com maior agilidade, o que aumenta as chances de detectar erros e ameaças.

O uso da IA na sua estratégia de cibersegurança permite a realização do trabalho com maior eficiência e maior percentual de acerto possível. Com essa tecnologia, sua empresa conta com algoritmos dedicados a detectar ameaças em tempo real, permitindo uma resposta instantânea ao ataque. Sendo assim, é através da IAl que o que era feito manualmente, agora pode ser feito por máquinas inteligentes. Essa tecnologia permite que sua empresa possua técnicas aprimoradas e maior eficiência para identificar possíveis riscos

Como vimos, a Inteligência Artificial tem pontos positivos e negativos. Ou seja, pode ser uma ameaça ou uma proteção para a Segurança da Informação da sua empresa, depende de quem a utiliza. O importante é estar atento aos riscos que essa tecnologia pode causar na sua organização e montar um plano de segurança eficiente para evitar esses ataques inteligentes. Para isso, conte com o time de especialistas da Contacta para montar a melhor estratégia de cibersegurança para a sua empresa!