Skip to main content

Com a pandemia e a adoção massiva do trabalho remoto, as organizações passaram a migrar cada vez mais para a nuvem e esse número continua aumentando consideravelmente. E devido a essa migração, os riscos de exposição e vazamento de dados também estão em crescente. Isso ocorre porque o ambiente da nuvem está fora do alcance da área de TI da empresa, proporcionando preocupações com a segurança de alto nível. Mas vamos falar sobre segurança na nuvem?

Para evitar ataques, interrupções na disponibilidade, violação de informações e outros, é preciso garantir a segurança na nuvem e possibilitar que os profissionais de TI tenham visibilidade e controle sobre as aplicações e dados da empresa que agora se encontram fora do perímetro. Continue a leitura e entenda tudo sobre a segurança na nuvem!

O que é a segurança na nuvem?

A nuvem chegou facilitando e agilizando os processos, pois permite o armazenamento e o acesso de dados, programas de diferentes dispositivos, aplicações e locais com acesso à internet. Com a popularização do home office, a computação em nuvem se tornou indispensável nas empresas. Mas na mesma medida que a tecnologia evoluiu permitindo a utilização da nuvem, os ataques de hackers também foram aprimorados. Ou seja, o ambiente da nuvem é útil e traz muitos benefícios, mas é necessário torná-lo seguro.

E nesse contexto, temos a Segurança na Nuvem ou Cloud Security. Significa a proteção de dados, infraestrutura e aplicações envolvidas na computação em nuvem. Garantindo segurança para esse novo ambiente deve ser uma das principais preocupações das empresas, pois dessa forma, é possível evitar a ação de cibercriminosos que buscam roubar ou danificar informações.

Sua empresa precisa ter certeza que os dados e sistemas estão seguros e ter mais visibilidade sobre o estado dessas informações. Assim, é possível identificar se algo atípico e inesperado ocorreu e solucionar esse problema de forma mais rápida. É através da segurança que a computação em nuvem se torna viável e eficiente.

Os princípios de segurança dessa rede

É notório que é preciso garantir a segurança na nuvem para que sua empresa possa utilizar essa rede sem correr riscos. Mas como garantir a proteção de dados e informações confidenciais sem prejudicar a otimização de processos e a produtividade? Separamos alguns princípios da segurança em nuvem que você deve seguir:

  1.  Compliance com regulamentação
  2. Acesso privilegiado de usuários
  3. Localização dos dados na nuvem
  4. Segurança de dados
  5. Backup de dados

E as nuvens públicas? São seguras?

Segundo o Cloud Security Report 2020, da fabricante israelense Check Point, “75% dos profissionais de segurança cibernética confirmam que estão muito preocupados com a segurança da nuvem pública”. O relatório cita que essa preocupação se deve à configuração incorreta da plataforma de nuvem, ao acesso não autorizado, interfaces inseguras e sequestros de conta.

Eis a pergunta que não quer calar: as nuvens públicas são seguras?

Quem opta por adotar uma nuvem pública precisa saber que suas informações estão protegidas, no entanto os dados, aplicações e autenticações necessitam de uma segurança extra. Cada organização é responsável pela proteção do seu ambiente na nuvem.

Segundo o relatório Gartner, até 2025, 99% das violações de segurança na nuvem serão de responsabilidade do cliente. 

Como garantir o uso seguro da Nuvem Pública?

As organizações continuam enfrentando um grande desafio quando o assunto é proteção à Nuvem Pública. Pensando nisso, aqui estão algumas medidas são importantes para garantir o uso seguro:

  • Adote uma política de controle autenticado, dessa forma apenas pessoas autorizadas terão acesso aos dados e informações da organização na nuvem;
  • Tenha ferramentas de Backup que assegurem a integridade dos seus dados em qualquer que seja a situação;
  • NÃO utilize softwares não licenciados ou desatualizados, pois os mesmos abrem um leque enorme para falhas de segurança. Opte por softwares seguros e confiáveis;
  • Obtenha soluções para segurança de dados, armazenados na nuvem, que dão mais visibilidade e permitem proteger suas informações sensíveis.

No artigo de hoje, vimos a importância de garantir a segurança no ambiente da nuvem. É a partir disso, que sua organização poderá usufruir dos benefícios dessa rede sem se preocupar com riscos de vazamento e/ou violação de dados. Também entendemos que a segurança dessa rede é responsabilidade das organizações. Para isso, fale com um de nossos especialistas e conte com nossas soluções para aumentar a segurança dos seus dados na nuvem!